Buscar

Importância do cálcio, do sódio e do potássio.

Explique a importância do cálcio, do sódio e do potássio nos estímulos nervosos que chegam a um neurônio e são transmitidos.

💡 3 Respostas

User badge image

Isabel Cristina

Um estímulo neurológico pode ser excitatório ou inibitório. Caso seja excitatório ( PEPS) ao chegar ao outro neurônio induz a abertura dos canais para Na+ ( para entrada ) ou para Cl- (para saída) gerando uma perturbação, que ao chegar ao cone axônico, caso tenha amplitude suficiente, desencadeia um potencial de ação (PA) , que abre os canais para Ca2+ voltagem dependentes. O Ca2+ atua na contração do citoesqueleto para movimentação das vesículas sinápticas até a menbrana dos botões sinápticos, onde a menbrana dos botões e das vesículas se ligam e estes liberam o neurotransmissor na próxima sinapse. Caso o impulso seja inibitório (PIPS), ao chegar ao outro neurônio, induz a abertura dos canais de K+ (para saída) o que gera a hiperpolarização da menbrana e impossibilita a geração de um PA. Lembrando que os impulsos tem somação espacial e temporal, ou seja, a ocorrêcia ou não de um PA dependerá dos vários impulsos recebidos ao mesmo tempo pelo neurônio, sendo estes PIPS e PEPS.

2
Dislike0
User badge image

Isabel Cristina

Membrana*****

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A liberação de neurotransmissores inicia-se por meio da chegada de um impulso nervoso e ocorre através de um processo muito rápido de secreção celular no terminal nervoso pré-sináptico, as vesículas que contêm os neurotransmissores permanecem ancoradas e preparadas juntamente com a membrana sináptica.

Os receptores do lado oposto da fenda se ligam aos neurotransmissores e forçam a abertura dos canais iônicos próximos da membrana pós-sináptica, fazendo com que os íons fluam para ou a partir do interior, alterando o potencial da membrana local.

Se uma sinapse é excitatória ou inibitória depende do tipo ou tipos de íons que são canalizados para os fluxos pós-sinápticos, que por sua vez é uma função do tipo de receptores e neurotransmissores envolvidos na sinapse.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais