Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o comportamento biológico, os tumores são divididos em benignos e malignos. Uma das etapas mais importantes do estudo das neoplasias é estabelecer esta diferença. Algumas vezes esta diferença não é fácil de ser estabelecida e, nestes casos, adotamos o nome de tumores limítrofes ou borderline. Os critérios que permitem estabelecer com segurança o diagnóstico são, na maioria dos casos, morfológicos.
Com relação aos critérios morfológicos que definem as características dos tumores malignos e benignos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os tumores benignos apresentam pseudocápsulas fibrosas, já os malignos não apresentam esta estrutura.
II. Alguns tumores malignos apresentam a capacidade de produzir antígenos, ao que nomeamos de antigenicidade.
III. A antigenicidade presente em alguns tumores malignos permite que haja um diagnóstico até mesmo precoce de alguns tipos de câncer.
IV. Com relação aos tumores, foi identificado que o número de mitoses está inversamente relacionado com o grau de diferenciação. Assim, quanto mais diferenciado for o tumor, menor será o número de mitoses observadas e menor a agressividade do mesmo. Com relação aos tumores benignos, as mitoses são raras e têm aspecto típico. Já nos casos das neoplasias malignas, elas são em maior número e atípicas.
A I e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, apenas.
E II e IV, apenas.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os tumores benignos apresentam pseudocápsulas fibrosas, já os malignos não apresentam esta estrutura. Essa afirmativa é verdadeira. Tumores benignos frequentemente têm uma cápsula fibrosa que os delimita, enquanto os malignos geralmente não têm essa estrutura bem definida. II. Alguns tumores malignos apresentam a capacidade de produzir antígenos, ao que nomeamos de antigenicidade. Essa afirmativa é verdadeira. Muitos tumores malignos podem expressar antígenos que podem ser detectados e utilizados para diagnóstico. III. A antigenicidade presente em alguns tumores malignos permite que haja um diagnóstico até mesmo precoce de alguns tipos de câncer. Essa afirmativa é verdadeira. A presença de antígenos tumorais pode ajudar no diagnóstico precoce de certos tipos de câncer. IV. Com relação aos tumores, foi identificado que o número de mitoses está inversamente relacionado com o grau de diferenciação. Assim, quanto mais diferenciado for o tumor, menor será o número de mitoses observadas e menor a agressividade do mesmo. Com relação aos tumores benignos, as mitoses são raras e têm aspecto típico. Já nos casos das neoplasias malignas, elas são em maior número e atípicas. Essa afirmativa é verdadeira. O número de mitoses e a sua aparência são características importantes para diferenciar tumores benignos de malignos. Agora, vamos verificar as alternativas: A) I e IV, apenas. (Incorreta, pois II e III também são verdadeiras) B) I, II e III, apenas. (Incorreta, pois IV também é verdadeira) C) III e IV, apenas. (Incorreta, pois I e II também são verdadeiras) D) I, apenas. (Incorreta, pois II, III e IV também são verdadeiras) E) II e IV, apenas. (Incorreta, pois I e III também são verdadeiras) Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras, não há uma alternativa correta que contenha todas as afirmativas verdadeiras. Portanto, a resposta correta não está entre as opções fornecidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina