Logo Passei Direto
Buscar
As diretrizes da lei de Biossegurança comportam o estímulo ao avanço científico e da biotecnologia, proteção à vida, à saúde humana, animal e vegetal, bem como a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente. Ela também disciplina o plantio e a comercialização de organismos geneticamente modificados e autoriza o uso de células-tronco de embriões.
Com relação à pesquisa de células-tronco, assinale a alternativa CORRETA:
A - Não é necessário seguir as diretrizes do Ministério da Saúde.
B - Sempre será realizada com embriões vivos e saudáveis.
C - Poderá ser realizada a pesquisa, apenas com embriões considerados inviáveis ou congelados.
D - Poderá ser feita sem o consentimento dos pais.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à pesquisa de células-tronco conforme as diretrizes da lei de Biossegurança: A - Não é necessário seguir as diretrizes do Ministério da Saúde. - Incorreto, pois a pesquisa deve seguir as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. B - Sempre será realizada com embriões vivos e saudáveis. - Incorreto, pois a pesquisa pode ser realizada com embriões inviáveis ou congelados. C - Poderá ser realizada a pesquisa, apenas com embriões considerados inviáveis ou congelados. - Correto, pois a legislação permite a pesquisa com embriões inviáveis ou congelados, respeitando as diretrizes. D - Poderá ser feita sem o consentimento dos pais. - Incorreto, pois é necessário o consentimento dos pais para a utilização de células-tronco de embriões. Portanto, a alternativa correta é: C - Poderá ser realizada a pesquisa, apenas com embriões considerados inviáveis ou congelados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 2002, foi criada a Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS) vinculada ao Ministério da Saúde, importantes para a promoção e manutenção do bem-estar e proteção à vida.
Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo da CBS:
a) Oportunizar o aumento do número de nascidos vivos.
b) Indicar um comitê de segurança, a fim de esclarecer sobre as práticas desleais de genética.
c) Criar estratégias para incentivar o controle de natalidade.
d) A CBS objetiva definir estratégias de atuação, avaliação e acompanhamento das ações de Biossegurança no âmbito de sua competência. Sendo assim, executa o planejamento caracterizado por discutir propostas e ações, possibilitando a integração entre o Ministério da Saúde com as demais instituições que lidam com o tema.

É uma infecção aguda e grave, causada por bactéria. Sua forma de contaminação é através de espinhos de arbustos, pequenos galhos de árvores, águas putrefatas, pregos e arames farpados enferrujados e sujos, instrumentos de trabalho ou latas que estejam contaminadas com os esporos da bactéria, que em contato com ferimentos e lesões infectam o organismo.
Sobre essa doença, assinale a alternativa CORRETA:
A Tétano.
B HIV.
C Tuberculose.
D Hepatite A.

Nos primórdios, o trabalho era considerado um ato de humilhação, desonra e degradação, aonde somente os fracos e necessitados estavam sujeitos a ele, pois precisavam ir em busca de seu próprio sustento. Conforme Neves (2011), a origem da palavra trabalho é derivado de tripalium.
Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA para o significado da representação deste termo latino:
a) Objeto utilizado para realizar tortura, formado por três pontas como se fossem lanças, cravadas no chão e na forma de uma pirâmide. Através deste instrumento, os escravos eram terrivelmente torturados.
b) Objeto quadrado em forma de gaiola, onde os escravos permaneciam durante dias sem receber água e nem comida.
c) Instrumento em forma de corda e utilizado para pendurar os escravos desobedientes pelos pés.
d) Instrumento em forma de arco e flecha, utilizado para torturar os escravos, lançando flechas nos braços e pernas.

Mais conteúdos dessa disciplina