Buscar

Qual a tipificação cabível? Problemática abaixo.

Um homem sabendo que uma mulher estava grávida , mesmo assim comete o crime de estupro, e por este motivo ela aborta o feto.

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Rafael Martins

Klonia, neste caso é necessário compreender o animus do agente, ou seja o seu dolo. No caso em tela, me valendo da hermenêutica gramatical, compreendo que o dolo seria da conjunção carnal não consentida. Logo, houve a pratica do tipo penal cristalizada face do art. 213 do CPB, devendo o agente responder pela pena prevista no paragrafo primeiro. Todavia, havendo o animus da prática abortiva, entendo que o agente ativo deverá ser penalizado nas penas previstas nos arts. 213 e 125 do CPB, na forma do concurso formal heterogêneo. Abraços e bons estudos.

4
Dislike0
User badge image

Klonia Maia

Lucas, muito obrigada pela resposta.

Estive conversando com o meu Professor de Penal e ele explicou que o agente deverá responderá pelo artigo 213, combinado com art. 125 e tendo como causa aumento de pena o art. 70 do Código Penal.

Estupro

Art. 213.  Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.

Aborto provocado por terceiro

        Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante:

        Pena - reclusão, de três a dez anos.

 Concurso formal

        Art. 70 - Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.

2
Dislike0
User badge image

Lucas Rafael Martins

Haaa, kkkk, imagina Klonia, ñ por isso. Abraços. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais