Buscar

Os bens sob curatela podem ser desapropriados?

me ajudem nessa! =D

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Oliveira

Primeiro vamos pensar o seguinte, o que seria a desapropriação? A transferência compulsória da propriedade de bens móveis ou imóveis particulares para o domínio público, em função de utilidade pública, interesse social ou necessidade pública.

Agora a figura do curador o que consiste? o representante no caso de o incapaz possui uma enfermidade ou deficiência mental e for maior de 18 anos. 

Resposta propriamente dita. O interesse público prevalece sobre o interesse privado, logo podemos desapropriar qualquer quem seja mesmo no caso dos bens sob curatela. A desapropriação ocorre para saciar o interesse e necessidade públicos e o interesse social. Nesta modalidade de desapropriação, a indenização deverá ser prévia, justa e em dinheiro.

Temos um exemplo no próprio art. 31 quando trata do ausente. Art. 31. Os imóveis do ausente só se poderão alienar não sendo por desapropriação, ou hipotecar, quando o ordene o juiz, para lhes evitar a ruína. Ou seja, TRANSCREVENDO Alienação de imóveis do ausente: Os imóveis do ausente, não só os arrecadados, mas também os convertidos por venda dos móveis, não poderão ser alienados, salvo em caso de desapropriação ou por ordem judicial para lhes evitar a ruína.

Diante o exposto a resposta é sim.

Espero ter ajudado, se gostou da resposta não esqueça de aprová-la! Se ver outras respostas minhas que também gostou me ajuda fazendo o mesmo, clicando na seta para cima.

Boa Sorte e Bons Estudos.

11
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais