Buscar

certos processos enzimaticos se da a36 graus e nao a 4 graus por que?

💡 2 Respostas

User badge image

Nath N Silva

As enzimas são muito eficazes. Quantidades pequenas de uma enzima podem realizar a baixas temperaturas o que poderia requerer reativos violentos e altas temperaturas com métodos químicos ordinários

A cada enzima é específica de forma seletiva para a substância sobre a que causa a reação, e é mais eficaz a uma temperatura determinada que é de 36 a 37 graus Celsius. Embora um acréscimo da temperatura pode acelerar uma reação, as enzimas são instáveis quando se esquentam. A atividade catalítica de uma enzima está determinada sobretudo por sua sequência de aminoácidos e pela estrutura terciária. Muitas enzimas precisam para sua função a presença de um íon ou uma molécula que recebe o nome de cofactor.

Se fornece-se a uma reação enzimática energia em forma de calor, ao ser captada pelas moléculas é transformada em energia cinética. Isso favorece a mobilidade destas moléculas e por tanto o número de encontros se incrementa. Se a temperatura é excessiva, a enzima, cuja estrutura é proteínica, se desnaturaliza perdendo totalmente suas propriedades, de forma que a atividadeenzimática cessa.

fonte: http://www.resumosetrabalhos.com.br/enzimas_5.html

 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. Entretanto, a partir de uma determinada temperatura, a velocidade da reação diminui bruscamente.

O aumento de temperatura provoca maior agitação das moléculas e, portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir. Porém, se for ultrapassada certa temperatura, a agitação das moléculas se torna tão intensa que as ligações que estabilizam a estrutura espacial da enzima se rompem e ela se desnatura.

Para cada tipo de enzima existe uma temperatura ótima, na qual a velocidade da reação é máxima, permitindo o maior número possível de colisões moleculares sem desnaturar a enzima. A maioria das enzimas humanas, têm sua temperatura ótima entre 35 e 40ºC, a faixa de temperatura normal do nosso corpo. Já bactéria que vivem em fontes de água quente têm enzimas cuja temperatura ótima fica ao redor de 70ºC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais