Buscar

Quais são os Princípios e funcionamentos do Amplificador de Raman (RA)?

Os principios e funcionamentos do Amplificador de Raman.

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Longares

Os amplificadores Raman são dispositivos capazes de propiciar o aumento da capacidade dos sistemas WDM e, consequentemente, atender a demanda crescente por largura de banda. Atualmente, um dos maiores desafios quando se trata desses dispositivos consiste na otimização do ganho e do ripple no processo de amplificação em banda larga.

Para realizar essa otimização, é necessário um projeto eficiente para o amplificador, isto é, a definição correta dos comprimentos de onda e dos níveis de potência para seus lasers de bombeamento. A grande dificuldade na realização dessa otimização se deve à complexa interação não-linear entre sinais e bombeios provocada pelo efeito Raman. Diante disso, este trabalho desenvolveu uma ferramenta de simulação computacional para automatizar o projeto de amplificadores Raman com múltiplos bombeios. Essa ferramenta apresenta uma abordagem inovadora que consiste em utilizar um algoritmo de otimização multiobjetivo baseado em enxame de partículas para realizar a alocação dos bombeios que melhor respeita os compromissos entre ganho e ripple. O algoritmo utilizado foi o Multiple Objective Particle Swarm Optimization Approach using Crowding Distance and Roulette Wheel (MOPSO-CDR). Foram realizados experimentos de otimização de amplificadores Raman com 3, 4 e 5 lasers de bombeamento para validar a ferramenta. Os resultados dos experimentos mostraram que a ferramenta produziu soluções de projeto com ganho médio on-ff em torno de 20 dB e ripple menor que 0,5 dB. Assim, a vantagem desta ferramenta em relação às outras abordagens presentes na literatura, é fornecer várias soluções de alto desempenho para o projetista, permitindo uma maior flexibilidade na escolha do projeto para o amplificador.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Lima

Apesar de já ter encontrado respostas em recentes pesquisas, agradeço pela correta explicação sobre o assunto.Muito obrigado.

0
Dislike0
User badge image

Jucieldes Bicalho

curte ai p eu ganhar 5 pts p eu responder um trabalho aquiii

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais