Buscar

O que são ácidos graxos essenciais? Exemplifique algumas biomoléculas sintetizadas a partir do ácido araquidônico e as funções que elas possuem.

💡 2 Respostas

User badge image

Leilane Lopes

São os ácidos graxos que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta. O ácido araquidônico é um ácido graxo essencial, da família dos omega-6, ele ao ser oxidado pode dar origem aos leucotrienos assim como as COX (ciclooxigenases) como prostaglandinas e tromboxanas. Que possuem função dentro do sistema imunológico para os processos inflamatórios. 

1
Dislike0
User badge image

Anderson de Oliveira Vasconcelos

Os ácidos gráxos não essenciais são aqueles  com função biológica que não se sujeitam a biossíntese humana, portanto devem ser obtidos a partir da dieta, a exemplo de ácidos graxos insaturados ω3 e ω6. O ácido araquidônico gera metabólitos ativos durante o porcesso inflamatório, inclusive a enzima fosfolipase A2 é alvo farmacológico dos antiflamatórios esteroidais por não permetir sua metabolização, que segue da seguinte forma: Com o aumento da concentraão de Cálcio citosólico a fosfolipase A2 é ativada e hidrolisa os fosfolipídeos de membrana liberando o ácido araquidônico que pode seguir pela via das cicloxigenases (COX) ou lipoxigenases (LOX), a primeira via gera endoperóxidos cíclicos que serão convertidos em protaglandinas (PGD), prostaciclinas (PGI) e tromboxano A2 (TXA2), a via das lipoxigenases produz os leucotrienos e lipoxinas, todas essas moléculas derivadas do ácido araquidônico são mediadores pró-inflamatórios, exceto as lipoxinas que tem efeito antiflamatório; os efeitos fisiológicos dessas moléculas são bastante amplos, mas um bom livro de processos patológicos gerais ou farmacologia os trará muito bem explicados, mas posso adiantar que as prostaglandinas estão relacionadas com a diminuião do limiar para o potencial de ação de nociceptores (dor), aumento da permeabilidade vascular (formação de exudato), contração de musculatura lisa (podem ser abortivos), dentre outros efeitos vasculares relacionados principalmente com a inflamação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais