Buscar

Explique cada movimento e dê exemplos:

Flexão e extensão

Adução e abdução

Rotação medial e rotação lateral

Circundação

Pronação e supinação

Protação e retração

Protusão e retrusão

Inversão e eversão

 

💡 3 Respostas

User badge image

Monã Tavares

Flexão e extensão ocorrem no plano sagital, através do eixo látero-lateral. Na flexão a região que realiza o movimento se aproxima do plano mediano e na extensão se afasta;

Adução e adução ocorrem no plano coronal, através do eixo ântero-posterior. Na adução a região que realiza o movimento se aproxima do plano mediano e na abdução se afasta;

A Rotação medial e lateral ocorrem no plano horizontal, através do eixo crânio-caudal. Na rotação medial a região que realiza o movimento se aproxima do plano mediano e na rotação externa se afasta;

A circundação é a união dos movimentos em 2 planos, logo: flexão, adução, extensão, abdução e repete.

Pronação e supinação ocorre no plano transverso, podendo ocorrer na art. subtalar ou quando o rádio gira sobre a ulna.

A protração remete a um posicionamento para a frente, e retração o inverso, podendo ocorrer na clavícula, no ombro e escápula, principalmente.

A protusão é semelhante a protração e a retrusão é semelhante a retração, vale ressaltar que esses movimentos não são fisiológicos, podendo então ocasionar incongruência articular.

Inversão e eversão ocorrem na articulação do tornozelo, onde a inversão ocorre quando a borda medial do pé dirige-se em direção a parte medial da perna e a eversão é o movimento oposto.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

  • Flexão

Movimento angular, onde diminui o ângulo entre dois ossos, como exemplo, trazer a mão ao ombro, no movimento de puxar.

  • Extensão

Movimento angular, que ao contrário da flexão, aumenta o ângulo entre dois ossos, como por exemplo, o ato de chutar uma bola, esticando a perna.

  • Adução

Movimento angular, movimento de aproximação de um membro da linha mediana do corpo, como por exemplo, o movimento das coxas no ato de fechar as pernas quando estamos sentados.

  • Abdução

Movimento angular, movimento de afastamento de um membro da linha mediana do corpo, como por exemplo, o movimento das coxas no ato de abrir as pernas quando estamos sentados.

  • Rotação medial

Giro de um membro em direção ao plano mediano do corpo, como por exemplo, com o antebraço flexionado a 90° graus, o movimento de aproximar a mão do umbigo

  • Rotação lateral
  • Giro de um membro em direção oposta ao plano mediano do corpo, como por exemplo, com o antebraço flexionado a 90° graus, o movimento de afastar a mão do umbigo

  • Circundação
  • Movimento angular, mover um membro, tal que forme um cone imaginário no espaço como por exemplo, como o braço esticado, girá-lo usando a articulação do ombro.

    • Pronação

    Movimento de rotação do antebraço, onde o rádio gira sobre a ulna, fazendo com que a palma da mão fique virada para baixo.

    • Supinação

    Movimento de rotação do antebraço, onde o rádio a e a ulna estão paralelos, fazendo com que a palma da mão fique virada para cima.

    • Protração

    Movimento não angular, movimento de uma parte do corpo em direção anterior, como por exemplo, deslocamento da mandíbula para frente.

    • Retração

    Movimento não angular, movimento de uma parte do corpo em direção posterior, como por exemplo, deslocamento da mandíbula para trás*.

    • Protrusão

    Movimento não angular, movimento de uma parte do corpo em direção anterior, como por exemplo, deslocamento da mandíbula para frente.

    • Retrusão

    Movimento não angular, movimento de uma parte do corpo em direção posterior, como por exemplo, deslocamento da mandíbula para trás*.

    • Inversão

    Movimento especial do pé, onde a planta do pé é voltada para a linha mediana do corpo.

    • Eversão

    Movimento especial do pé, onde a planta do pé é voltada lateralmente, oposto a linha mediana do corpo.

    1
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis


    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

    User badge image

    Outros materiais