Buscar

Processo caracterizando a nova postura da historiografia proposta pelos franceses.

Na França, nos anos 1930, Marc Bloch e Lucien Febvre, vão fazer uma revisão de todo o complexo universo da História, causando uma verdadeira revolução no seu campo de atuação. Identifique esse processo, caracterizando a nova postura da historiografia proposta pelos franceses.

💡 4 Respostas

User badge image

Maykson Calista de Melo

Para entender esse processo revolucionário, vc deve ter em mente o que era a história antes dos Annales. O bom historiador para Rank ( Bloch desenvolve sua crítica contra a ideia de história defendida por ele) não deveria se minsturar com a fonte, todas suas impreções deveriam ficar de fora do trabalho histórico afin de não contaminá-lo. Rank buscava a verdade dos fatos assim como acontecido, onde encontrá-los então? A resposta é nos documentos oficiais. O historiador deveria mergulhar nos documentos oficiais, sem se "misturar" e reconstruir o passado. Para Bloch, isso era impossível. Não esqueca jamais o que estuda a história: O homem no tempo. O historiador para Bloch deve procurar todos os vertigios do homem, seja na música, na pintura, nos documentos oficiais. Enfim, por onde passar o homem o historiador deve caminhar. Perceba, que essa proposta de Bloch abre caminha para novos estudos historicos, pois abre um leque de novas fontes, que jamais seriam aceitas por Rank. O mais importante p Bloch é que a história não esta pronta e o papel do historiador é só juntar os vestigios. Ao contrario, ela é produzida no presente, apartir de nossos problemas, impressões, medos. Bloch produz uma história do tempo presente.

2
Dislike0
User badge image

Robson Ferreira Souza

Nova história e história das mentalidades
0
Dislike0
User badge image

Maykson Calista de Melo

O mais importante p Bloch é que a história não esta pronta e o papel do historiador NÃO é só juntar os vestigios***

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais