Buscar

qual a diferemça entre função excitatoria e inibitória

💡 3 Respostas

User badge image

Maiara L. Tchong

A função excitatória gera a despolarização da membrana do neuronio, fazendo com que o impulso elétrico continue através do neurônio. A inibitória gera uma hiperpolarização da membrana e impede a passagem de corrente elétrica pelo neurônio que bloqueia a passagem da informação. Ou seja... existem 2 tipos de respostas geradas pelas sinapses: uma que excita (estimula) e outra que inibe (bloqueia).

1
Dislike0
User badge image

Bere

Brigada Maiara.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A função excitatória caracteriza-se por ser um tipo de função sináptica que torna menos provável que um neurônio pós-sináptico gere um potencial de ação. Pode ocorrer em todas as sinapses químicas, que usam a secreção de neurotransmissores para criar sinalização célula a célula.

Neurônios pré-sinápticos inibitórios liberam neurotransmissores que se ligam aos receptores pós - sinápticos; isso induz uma alteração na permeabilidade da membrana neuronal pós - sináptica a íons específicos.

Já a função inibitória caracteriza-se como um potencial pós-sináptico que torna o neurônio pós-sináptico mais propenso a disparar um potencial de ação. Essa despolarização temporária do potencial da membrana pós-sináptica, causada pelo fluxo de íons carregados positivamente na célula pós-sináptica, é resultado da abertura dos canais de íons dependentes de ligantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais