Buscar

Quais são os órgãos de proteção de direitos humanos em âmbito nacional e internacional em um país signatário?

💡 2 Respostas

User badge image

Luciano Meneguetti

Camila, a pergunta é muito aberta e carece de objetividade. Mas contornos de uma resposta são possíveis.

No âmbito nacional, todos os juízes e tribunais são responsáveis pela boa aplicação da legislação nacional e internacional, relativamente aos direitos humanos. O poder legislativo é responsável por editar leis que possam conferir efetividade aos direitos humanos. O poder executivo tem a responsabilidade de formular e implementar políticas públicas que possam conferir efetividade aos direitos humanos protegidos. Além disso, vale ressaltar que toda a estrutura desses poderes tem o dever de se atentar, no exercício de suas atividades típicas, para as normas (internas e internacionais) de proteção dos direitos humanos.

Já ho âmbito internacional, temos dois grandes sistemas de proteção dos direitos humanos. O sistema global, arquitetado junto à ONU, que tem orgãos especializados para tratar das questões relativas aos direitos humanos, bem como a Corte Internacional de Justiça, que pode resolver questões relativas a tais direitos. Por outro lado, há os sistemas regionais de proteção dos direitos humanos, arquitetados junto a organizações regionais específicas, como a UE, a UA e a OEA. São três os grandes sistemas: sistema europeu de direitos humanos, sistema interamericano de direitos humanos e sistema africano de direitos humanos. Cada um desses sistemas possuem orgãos específicos de proteção dos direitos humanos, tais como a Corte Europeia de Direitos do Homem, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a Comissão e a Corte Africana de Direitos Humanos. Todos esses são órgãos de proteção dos direitos humanos junto aos respectivos sistemas de proteção.

Espero que ajude.

Abs.

1
Dislike0
User badge image

Camila Botêlho

Ajudou sim!

Obrigada Luciano :)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais