Buscar

O nascituro possui direitos?

💡 111 Respostas

User badge image

Jessica Poeck

Art. 2º  A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. (Código Civil 2002)

 

A personalidade civil começa do nascimento com vida, não obstante, a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro, este por sua vez tem seu direito à vida resguardado pela lei. Afinal o direito à vida é inerente a todo ser humano. Mas há algumas teorias na doutrina que explicam isso, duas mais conhecidas são:

 

1ª - Teoria Natalista: 

Parte da interpretação literal e simplificada da lei, dispõe que a personalidade jurídica começa com o nascimento com vida, o que traz a conclusão de que o nascituro não é pessoa, portanto, tem apenas expectativa de direitos. Nega seus direitos fundamentais, tais como, o direito à vida, à investigação de paternidade, aos alimentos, ao nome e até à imagem.

Adeptos: Silvio Rodrigues, Caio Mario da Silva Pereira, San Tiago Dantas e Silvio de Salvo Venosa.

 

2ª - Teoria Concepcionista: sustenta que o nascituro é pessoa humana desde a concepção, tendo direitos resguardados pela lei.

Adeptos: Pontes de Miranda, Rubens Limongi França, Pablo Stolze Gagliano, Rodolfo Pamplona Filho, Maria Helena Diniz, Teixeira de Freitas, entre outros. É a posição adotada pela doutrina civilista brasileira atual.

 

Resumindo: A teoria natalista sustenta que o se aquire direitos a partir do nascimento com vida, sustentando que o nascituro só tem expectativa de direitos. Ao contrário,  a teoria concepcionista reconhece e sustenta os direitos do nascituro desde a concepção.

36
Dislike1
User badge image

edson

Em toda concepção vida  de um ser humano. Logo, o nascituro no ventre materno é um ser cujo direito à vida deve ser garantido, bem como os outros diretos que a lei lhe assegura. O Estatuto da Criança e do Adolescente  impõe ao Estado o dever de garantir "o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso" do ser humano (art. 7º.) e, implicitamente, impõe que sejam resguardados os interesses do nascituro, como: reais, sucessórios.....

 

11
Dislike0
User badge image

Renata Magliano Schuabb

Sim, Constitucionais, reais, e acessórios :)
9
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes