Buscar

O nascituro possui direitos?

💡 111 Respostas

User badge image

Jessica Poeck

Art. 2º  A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. (Código Civil 2002)

 

A personalidade civil começa do nascimento com vida, não obstante, a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro, este por sua vez tem seu direito à vida resguardado pela lei. Afinal o direito à vida é inerente a todo ser humano. Mas há algumas teorias na doutrina que explicam isso, duas mais conhecidas são:

 

1ª - Teoria Natalista: 

Parte da interpretação literal e simplificada da lei, dispõe que a personalidade jurídica começa com o nascimento com vida, o que traz a conclusão de que o nascituro não é pessoa, portanto, tem apenas expectativa de direitos. Nega seus direitos fundamentais, tais como, o direito à vida, à investigação de paternidade, aos alimentos, ao nome e até à imagem.

Adeptos: Silvio Rodrigues, Caio Mario da Silva Pereira, San Tiago Dantas e Silvio de Salvo Venosa.

 

2ª - Teoria Concepcionista: sustenta que o nascituro é pessoa humana desde a concepção, tendo direitos resguardados pela lei.

Adeptos: Pontes de Miranda, Rubens Limongi França, Pablo Stolze Gagliano, Rodolfo Pamplona Filho, Maria Helena Diniz, Teixeira de Freitas, entre outros. É a posição adotada pela doutrina civilista brasileira atual.

 

Resumindo: A teoria natalista sustenta que o se aquire direitos a partir do nascimento com vida, sustentando que o nascituro só tem expectativa de direitos. Ao contrário,  a teoria concepcionista reconhece e sustenta os direitos do nascituro desde a concepção.

36
Dislike1
User badge image

edson

Em toda concepção vida  de um ser humano. Logo, o nascituro no ventre materno é um ser cujo direito à vida deve ser garantido, bem como os outros diretos que a lei lhe assegura. O Estatuto da Criança e do Adolescente  impõe ao Estado o dever de garantir "o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso" do ser humano (art. 7º.) e, implicitamente, impõe que sejam resguardados os interesses do nascituro, como: reais, sucessórios.....

 

11
Dislike0
User badge image

Renata Magliano Schuabb

Sim, Constitucionais, reais, e acessórios :)
9
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais