Buscar

Meteologia Cientifica

)

Estudar hoje em dia tem-se tornado necessidade primordial para que a pessoa possa compreender as transformações do mundo. E para um melhor aproveitamento nos estudos é necessária a dedicação a leitura, pois esta possibilita o avanço no processo de formação intelectual. Você aprendeu na disciplina de Metodologia Científica que pode realizar as leituras ou análises de texto por etapas e cada análise apresenta suas características. É correto afirma que a:

I. Análise Textual consiste na terceira leitura, onde você deve apresentar o problema, a metodologia e os argumentos utilizados pelo autor do texto, nessa análise você pode elaborar um esquema do texto, já que ela é a base para a elaboração de resumos (indicativo, informativo e crítico) que sintetizam as ideias do autor. 

II. Análise Interpretativa, você estuda o texto com vista à interpretação. Procura julgar criticamente o texto, analisando originalidade, coerência dos conteúdos, lógica de raciocínio, levando em conta se o autor conseguiu atingir os objetivos pretendidos e foi eficaz nos argumentos e demonstrações em defesa da tese proposta. 

III. Análise Crítica é um momento de você buscar uma visão de conjunto do pensamento e do estilo do autor, uma leitura "por alto", "global". Nessa leitura nada se sublinha, mas você deve assinalar nas margens, os pontos que exigem esclarecimentos para compreensão do texto, por exemplo: informações sobre o autor, sentido das palavras desconhecidas, fatos históricos, outros autores citados. 

IV. Análise Temática, nesta você busca apreender o pensamento do autor sem nele intervir. Esse procedimento é facilitado fazendo uma série de perguntas, por exemplo: De que trata o texto? Como está problematizado? Que ideia defende? Qual a argumentação, o raciocínio do autor para demonstrar a tese? 

A seqüência com as afirmativas CORRETAS é:


Alternativas:

  • a)

    II e IV, somente. 

  • b)

    I, II e IV, somente.

  • c)

    I e II, somente. 

  • d)

    III e IV, somente.

💡 3 Respostas

User badge image

Bruna de Freitas Soares Boyer

A resposta é a letra C.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

I. Análise Textual consiste na terceira leitura, onde você deve apresentar o problema, a metodologia e os argumentos utilizados pelo autor do texto, nessa análise você pode elaborar um esquema do texto, já que ela é a base para a elaboração de resumos (indicativo, informativo e crítico) que sintetizam as ideias do autor. ( ERRADO)

II. Análise Interpretativa, você estuda o texto com vista à interpretação. Procura julgar criticamente o texto, analisando originalidade, coerência dos conteúdos, lógica de raciocínio, levando em conta se o autor conseguiu atingir os objetivos pretendidos e foi eficaz nos argumentos e demonstrações em defesa da tese proposta. (CORRETO)

III. Análise Crítica é um momento de você buscar uma visão de conjunto do pensamento e do estilo do autor, uma leitura "por alto", "global". Nessa leitura nada se sublinha, mas você deve assinalar nas margens, os pontos que exigem esclarecimentos para compreensão do texto, por exemplo: informações sobre o autor, sentido das palavras desconhecidas, fatos históricos, outros autores citados. (ERRADO)Análise Textual

IV. Análise Temática, nesta você busca apreender o pensamento do autor sem nele intervir. Esse procedimento é facilitado fazendo uma série de perguntas, por exemplo: De que trata o texto? Como está problematizado? Que ideia defende? Qual a argumentação, o raciocínio do autor para demonstrar a tese? (CORRETO)

 

Gabarito Letra A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais