Buscar

Veteranos!! Quais argumentos favoráveis a descriminalização das drogas poderei usar?

Quais argumentos poderiam ser usados para uma defesa sobre a descriminalização das drogas?

💡 9 Respostas

User badge image

Mateus Fagundes

Conforme José Nabuco Filho:

"Apesar do caráter pecaminoso que muitos gostam de atribuir ao crime, o fato é que nenhuma conduta é naturalmente criminosa. Na verdade, é a sociedade que escolhe quais condutas devem receber o rótulo de crime e essa escolha varia de acordo com ela mesma, sociedade, e o momento histórico.

Muitas condutas ainda permanecem como crimes muito mais por uma tradição que por legitimidade do controle penal. Nem sempre a melhor forma de se proteger um bem jurídico, ou as pessoas, é através da criminalização."

Quanto à descriminalização das drogas, saliente-se que "a política criminal se baseia na repressão e há anos que o Estado brasileiro gasta fortunas na manutenção dessa guerra, sem que se obtenha proveito algum. A verdade é que a atual política não é eficaz na diminuição do uso [...] e, como efeito colateral, gera diversos crimes secundários, como tráfico de armas, corrupção e homicídios, entre outros. Esses crimes derivam diretamente da proibição, pois ninguém precisa de fuzil para transportar cigarro ou bebida alcóolica."

Há quem suscite, ademais, o forte argumento de que o Estado não deve intervir na liberdade individual dessa forma. Seria ilegítimo. 

A criminalização da circulação de uma substância não coíbe efetivamente o consumo, nem desincentiva a demanda, além de motivar a violência na defesa e conquista dos territórios monopolizados (e a policial, em resposta) e contornar os impostos.
8
Dislike0
User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Gastos públicos:

-Repressão policial;

-Judiciário (sistema penal), logo contratação de mais juízes;

-SUS - no final das contas, o adicto vai para o Centro de Atenção Psicosocial, fora as diversas doenças derivadas do uso de drogas a médio e longo prazo, além da própria morte do consumidor;

-Sistema Prisional - não há presídios para tantos traficantes;

-Tráfico de armas existe pois há demanda: quem possui dinheiro para comprar um fuzil AR-15 no crime? Ladrão de carros que não, apenas traficantes, pois é a atividade de empresa criminosa mais lucrativa;

-Tráfico de seres humanos, pois qualquer empresário diversifica suas operações para diluir o risco entre elas. O dinheiro feito pelo tráfico de drogas dá a oportunidade que haja o tráfico de seres humanos, seja para trabalho escravo ou escravidão sexual;

-Exposição da droga a menores, pois apesar da previsão do ECA, são eles os primeiros a ter contato com as drogas hoje.

 

Logo, comprometemos diversos serviços públicos em prol do ideal do "mundo sem drogas", que racionalmente ninguém acredita que acontecerá, portanto o gasto é injustificado e seria melhor revertido na forma de impostos para o governo se fosse controlado, mas pensemos nas drogas lícitas: sabia que um adesivo de nicotina para parar de fumar é mais caro em um mês do que o que um fumante gasta em uma carteira/dia em 30 dias? Ironicamente, os impostos dos cigarro são para o SUS, mas isso só no papel.

 

2
Dislike0
User badge image

Antonio Carlos de Santana

Há muitos argumentos, dentre eles a questão da saúde pública.

O promotor do Rio Grande do Sul ainda justifica que a partir do que se extrai da carta magna, mostra-se coerente utilizar-se do Direito Penal para a proteção da saúde pública, pois a própria constituição brasileira tutela de forma relevante esse bem jurídico. (Marcelo Lemos Dornelles, 2011, p. 296-297)

            Vicente Greco Filho, citando a Corte Constitucional Italiana, afirma:

.A razão jurídica da punição daquele que adquire, guarda ou traz consigo para uso próprio é o perigo social que sua conduta representa. Mesmo o viciado, quando traz consigo a droga, antes de consumi-la, coloca a saúde pública em perigo, porque é fato decisivo na difusão dos tóxicos. Já vimos ao abordar a psicodinâmica do vício que o toxicômano normalmente acaba traficando, a fim de obter dinheiro para aquisição da droga, além de psicologicamente estar predisposto a levar outros ao vício, para que compartilhem ou de seu paraíso artificial ou de seu inferno” (Vicente Greco Filho. Tóxicos, Prevenção – Repressão. São Paulo: Saraiva, 11ª ed., 1996, p. 112-113)  

 

            No entanto, de acordo com os estudos técnicos da Confederação Nacional dos Municípios, intitulado mortes causadas pelo uso de substâncias psicotrópicas no Brasil, “os transtornos mentais comportamentais advindos do uso da cocaína levaram a óbito no Brasil, do ano de 2006 ao ano de 2010, 354 pessoas.” (CNM, 2012. p.20). (Grifo nosso)

            Por outro lado, a Organização das Nações Unidas, no Relatório Global sobre Homicídios 2013, divulgado para todo o mundo pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), esclarece que, somente em 2012, foram registrados 50.108 homicídios no Brasil, e que “o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas é responsável por um quarto das mortes causadas por armas de fogo[...]”. Ou seja, cerca de 12.527 pessoas morreram, somente no ano de 2012, vitimizadas pela guerra declarada às drogas tornadas ilícitas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais