Logo Passei Direto
Buscar
Para Soares (2017), alfabetização é a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever. Letramento é o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce práticas sociais que usam a escrita.
Sobre os pensamentos de Soares (2017) acerca da alfabetização e letramento, assinale a alternativa CORRETA:
A É letrado o sujeito que apenas sabe ler e escrever e que não se preocupa com o uso da linguagem.
B O letramento dá mais autonomia aos sujeitos para circularem e utilizarem a linguagem em diferentes contextos.
C Pode-se considerar que segundo a autora não há diferença entre alfabetização e letramento.
D Atualmente não somos desafiados diariamente a utilizar diferentes linguagens nem diferentes formas de comunicação.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que Soares (2017) diz sobre alfabetização e letramento: A) É letrado o sujeito que apenas sabe ler e escrever e que não se preocupa com o uso da linguagem. - Esta afirmação está incorreta, pois o letramento envolve o uso da linguagem em práticas sociais, não se limitando apenas a saber ler e escrever. B) O letramento dá mais autonomia aos sujeitos para circularem e utilizarem a linguagem em diferentes contextos. - Esta afirmação está correta, pois o letramento realmente proporciona autonomia e a capacidade de usar a linguagem de forma eficaz em diversas situações. C) Pode-se considerar que segundo a autora não há diferença entre alfabetização e letramento. - Esta afirmação é falsa, já que Soares destaca a diferença entre alfabetização (ensinar a ler e escrever) e letramento (uso da escrita em práticas sociais). D) Atualmente não somos desafiados diariamente a utilizar diferentes linguagens nem diferentes formas de comunicação. - Esta afirmação é incorreta, pois vivemos em um mundo onde somos constantemente desafiados a usar diferentes formas de comunicação. Portanto, a alternativa correta é: B) O letramento dá mais autonomia aos sujeitos para circularem e utilizarem a linguagem em diferentes contextos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A relação entre língua e sociedade é vista como uma organização social, sendo a língua(gem) e a sociedade mutáveis e ambas necessitadas de articulação para a sobrevivência da própria espécie.
Com base na cultura, sociedade, indivíduo e linguagem, analise as afirmativas a seguir: I- O conhecimento da língua permite que o indivíduo se torne um cidadão capaz de se integrar num processo educativo. II- Segundo Koch (1992), [...] para mim sociedade e cultura se imbricam necessariamente. Então quando eu digo que a língua é o lugar de interação dos membros de uma coletividade, são os membros de determinada cultura. III- Segundo Koch (1992), língua, sociedade e cultura são intimamente separadas e independentes [...]. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) As afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa II está correta.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Ao discutirmos os usos da leitura e da escrita, especialmente da escrita, percebe-se que há muitas diferenças entre o escrever na escola e o escrever fora da escola.
Sobre o escrever na escola e o escrever fora da escola, assinale a alternativa CORRETA:
A) A diferença não é tão perceptível, pois na escola os estudantes trocam mensagens escritas e, em geral, a escrita na escola é uma escrita mais livre e menos estratégica e a escrita fora da escola é voltada para uma comunicação mais restrita e com mais controle.
B) A linguagem escrita serve para fazer muitas coisas, como, por exemplo, realizar atividades escolares, que são atividades amplas e de difícil compreensão e sem preocupações metalinguísticas, já o uso social, fora da escola, as pessoas em geral, não precisam se preocupar com a escrita correta das palavras.
C) O uso que se faz da linguagem na escola difere do uso cotidiano fora dela. Podemos fazer uso social da linguagem para exigências cotidianas, pedir, informar, trocar experiências, entre tantas possibilidades. Por sua vez, na escola, o uso em geral é feito a partir de atividades estratégicas e didaticamente adaptadas, muitas vezes retiradas de seus contextos, mas com o intuito de tornar o uso da linguagem, em especial da linguagem escrita, mais consciente.
D) Escrever é um processo estratégico, pois inscreve o sujeito num universo paradigmático e uma vez inserido nesse contexto, não faz diferença se a escrita é utilizada na escola ou se é utilizada em outros contextos comunicativos.

A relação entre pais e filhos exige várias habilidades sociais. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral dos filhos e de prepará-los para a vida, os pais utilizam-se de três estratégias básicas para educá-los.
Sobre a conclusão a partir da consolidação e do avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), assinale a alternativa CORRETA:
A) Que o letramento tornou-se digital e provocou mudança na vida das pessoas mais velhas, fazendo com que as mesmas utilizassem basicamente as relações através de redes sociais.
B) Que o ensino se desvinculou da vida das pessoas influenciado pelas TICs, tornando praticamente toda a interação interpessoal de modo on-line.
C) Que associados a tecnologias os letramentos também se atualizaram e com a atualização o modo de aprender e ensinar se transformaram na pré-escola e no Ensino Superior.
D) Que associado a elas também ocorreu uma mudança gradativa nas ideias e nas práticas dos modos de vida até então vivenciados pelo homem. Além da mudança de vida, também a relação entre as pessoas foi modificada.

Mais conteúdos dessa disciplina