Buscar

como entender conotação e denotação?

Bom dia pessoal,alguém tem alguma coisa sobre denotação e conotação,metáfora e metonímia,não estou entendendo nada,me ajudem por favor

💡 3 Respostas

User badge image

Simone Cristina

Na aula 1: podemos ver a diferença e importância das figuras de palavras.

METÁFORA: é a figura de palavra em que um termo substitui outro, em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação subjetiva de quem cria a metáfora. Ex: Enfiei o pé na jaca.

METONÍMIA: é a figura de palvra que consiste na substituição de um termo por outro, em que  a relação entre os elementos que esses termos designam não depende exclusivamente do indivíduo, mas da ligação objetiva que esses elementos mantêm na realidade. Ex: Sou alérgico a cigarro. O cigarro é a  causa da alergia e a fumaça o efeito. Pode ser alérgico a fumaça e não a cigarro

DENOTAÇÃO: é a significação objetiva da palavra, com sentido comum, significado restrito. 

CONOTAÇÃO: é a significação subjetiva da palavra, ocorre quando a palavra evoca outras realidades por associações que ela provoca. Para Vanoye (1988, p.181) conotação é tudo aquilo que uma palavra pode sugerir, implicar, clara ou confusamente, além de seu significado propriamente dito. 

SIGNIFICAÇÃO SUBJETIVA: "Se dissermos pé de mesa", estamos nos referindo à semelhança entreo signo pé - que está no campo orgênico do ser humano - e o traço que compõe a sustentação da mesa, no campo dos objetos

SIGNO LINGUÍSTICO: é constituído de duas partes distintas, mas interdependentes: o significante( ou plano de expressão), que é parte perceptível, constituída de sons, e o significado ( ou plano do conteúdo) que é a parte inteigível, o conceito.

Para ser um bom profissional em qualquer área, e principalmente neste curso de Serviço Social, deve se ter o mínimo domínio de texto e forma de escrita, pois através de relatórios é que determinamos nosso cotidiano no trabalho. disto depende não só a nossa profissão, mas também a solução de questões sociais, o que implica vidas em jogo.

 

2
Dislike0
User badge image

Benigna Santa

Eu tenho uma aula da minha disciplina de Analise textual falando de Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia, vou disponibilizar lá, na discplina. Depois passa lá, e da uma olhada. 

Abraços 

1
Dislike0
User badge image

Simone Cristina

A coesão acontece quando as palavras são colocadas lado a lado produzindo uma sequência lógica, com sentido.

Ex.: Ela atrasada chegou ao escritório , mas esperando com os amigos uma definição do seu horário

Melhor : Ela chegou atrasada ao escritório , mas os amigos esperavam uma definição do seu horário.

Coerência - é a adequação entre as diferentes partes de um texto com o seu todo, de forma que não haja contradição.

Ex,: O racismo no Brasil não acontece porque somos um povo que interage, integra todas as raças. Porém, não posso aceitarfuncionários negros no meu estabelecimento , tendo em  vista seu modelo de administração inovador.

Espero ter te ajudado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais