Buscar

Qual a diferença entre nulidade e ineficácia do ato jurídico?

💡 3 Respostas

User badge image

marcelo lacerda

Acho que a resposta acima está correta, mas merece um polimento maior.

Os negócios jurídicos possuem três planos: existência, validade e eficácia.

A nulidade é um vício oriundo de algum defeito na validade jurídica do negócio, dessa forma o negócio será inválido (nulo de pleno direito ou anulável):

  1. O agente não for capaz;
  2. O negócio não se revesitir de forma prescrita em lei ou possuir forma defesa em lei
  3. Objeto for ilícito;
  4. Vontade expressa ou tácita não for livre ou viciada.

A Eficácia por sua vez é a produção de efeitos jurídicos na realidade factual/social, tanto o negócio eivado de nulidade como o válido poderão produzir algum efeito. Dessa forma a ineficácia de um negócio não será oriunda de um vício de validade.

Portanto a ineficácia consiste em algum elemento que postergue a geração de efeitos do negócio. Esses elementos (denominados de acidentais) são, como dito acima, o termo, a condição e o encargo. 

3
Dislike0
User badge image

Hugo Figueira

A nulidade é vício intrínseco do ato, que o torna defeituoso. A ineficácia ocorre quando fatores externos ao ato, válido somente entre as partes, impedem a produção de efeitos em relação a terceiros, embora o ato jurídico seja perfeito. Resumindo ainda mais, Nulidade, que se encontra no art. 166 CC, é um defeito que invalida o negócio a ponto de o mesmo não poder voltar a ser mais válido . Ineficácia , posso dizer que , o negócio existe, é válido, porém não é eficaz, por conter uma condição para a eficácia do mesmo, como por exemplo um testamento de alguém ainda vivo, que existe, é válido , mas só irá ser eficaz e produzir seus efeitos após a morte , outro exemplo é o casamento putativo, etc. Sugiro que estude a eficácia dos Negócios jurídicos , Termo, Condição e Encargo.
2
Dislike0
User badge image

Elias Ferreira

Certo
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais