Buscar

Mobilidade urbana

Alguém tem algum material sobre mobilidade urbana? Em especial livros do Eduardo Vasconcellos?

💡 4 Respostas

User badge image

Tarsio Vinicius Lopes

Olá Marina. Trabalho com pesquisas na área faz um tempo. posso te enviar ou sugerir alguns materiais. Voce já tem um recorte do seu tema (uma certa delimitação sobre em quais detalhes vai dar mas atenção)? Fica mais facil para eu não te enviar material ou informações que não fazem parte do escopo da sua pesquisa.

Aproveitando, comento inicialmente dois tópicos que podem ser importantes pesquisar mais afundo para ter mais dominio sobre o conteudo que voce está tratando, mesmo que os temas mencionados sejam apenas auxiliares ao tema principal:

1- Seria interessante voce ter conhecimento sobre a legislação "plano de mobilidade urbana". A lei federal pertinente no assunto esta sendo modificada atualmente para que as cidades possam ter uma nova oportunidade de elaborar seus planos de mobilidade. A data inicial se encerrou em abril depois de alguns anos, e pouquissimas cidades conseguiram. A importância de saber sobre essa legislação é que ela induziu ou induz muitas cidades a pensar na elaboração de um plano de mobilidade (coisa que não se falava antes), isso porque ela atrela o repasse de investimentos do governo federal para esta área (mobilidade urbana) somente as cidades que tiverem o plano.

2- Na cidade de São Paulo o Plano de Mobilidade é complementado e evoluiu a partir de diversos planos auxiliares, o principal deles foi o planejamneto estrategico de transporte publico que ocorreu na secretaria de transito da cidade são paulo, por volta de 2011-2012. no site da prefeitura voce encontra o material de apresentação (slides) sobre o assunto e o proprio documento de planejamento estrategico para transporte público. Alem de fazer uma extensa revisão bibliografica ele tambem faz uma leitura estatistica de diversas caracteristicas dos sistemas já implantados (da época da baldiação por terminais - se voce é muito nova não vai saber o que é isso -  até a atualidade, passando pela epoca de investimentos em trolebus e a inauguração do sistema de corredores). Se de alguma maneira voce for tocar no assunto ônibus em são paulo então esse material é essencial. tanto para passar a entender o tema como especialista como pelo fato de conter grande numero de dados oficiais compilados em lugar só.

Trabalho com temas relacionados a mobilidade faz algum tempo  - porem alguns deles são tematizados para a area que já trabalhei que é ligado a planejamento, gestão e plano de mobilidade urbana, especificações do sistema, legislação pertinente, e mais alguns (alguns outros temas ficam de fora), conforme for especificando o seu tema de trabalho fica mais facil não só pra mim mas para que outros tambem possam te enviar ou indicar materiais que sejam realmente produtivos. Com Vasconcelos não posso te ajudar muito mas é facil encontrar varios artigos dele na internet se o que procura é um ponta-pé inicial ou traze-lo como referencia principal ao seu trabalho.

 

0
Dislike0
User badge image

Karen Guedes Teixeira Rocha

Estou começando uma iniciação em Mobilidade Urbana e vi que você tinha um material sobre
Minha pesquisa vai ser focada nos condicionantes e na análise de uma cidade específica,
Você seria algum material teórico e exemplos parecidos pra compartilhar? a principio vamos focar em análise de origem-destino
Obrigada! meu email é kguedes.rocha@gmail.com
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais