Buscar

Algo correlacionado aos efeitos fisiologico do hormônio natriurético atrial ?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante Fisioterapia

Para exercer seus efeitos fisiologicos, ANP tem que se ligar a receptores específicos presentes na membrana. Há três tipos de receptores: O receptor A, o receptor tipo B e o receptor tipo C. O ANP e o Bnp ligam-se ao receptor do tipo A, porém o ANP apresenta maior afinidade de ligação a esse receptor quando comparado ao BNP. O CNP liga-se com maior afinidade ao receptor do tipo B. Os três peptídeos interagem com um receptor do tipo C sendo a ordem de afinidade ANP>CNP>BNP. Os receptores do tipo A e B são proteicos com domínio catalíticointracelular acoplado à enzima guanilato ciclase. A ligação dos peptídeos aos receptores do tipo A e B leva à geração do segundo mensageiro GMPc, que é responsável pela maioria dos efeitos biológicos mostraram a presença do receptor do tipo A em todos segmentos do néfron. A ação do ANP é imediata e de curta duração. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O peptídeo natriurético atrial trata-se de um peptídeo produzido pelas células musculares cardíacas atriais e que possui a responsabilidade de regular a volemia sanguínea e a pressão arterial nas situações em que a musculatura cardíaca estiver muito distendida.

A descoberta do peptídeo natriurético atrial acontecem em 1981, quando o Doutor Bold e seus colaboradores encontraram grânulos em células musculares cardíacas atriais que possuíam tal hormônio. A partir de então, descobriu-se que o coração tinha função endócrina.

Vale ressaltar que para exercer sua função, o hormônio precisa se ligar a receptores específicos da membrana, sendo os três tipos o ANPA, o ANPB e o ANPC, que possuem tempo de semi-vida de
\(2\)
a
\(5\)
minutos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais