Logo Passei Direto
Buscar
A avaliação é utilizada como condição para o funcionamento da educação na iniciativa privada e para o ensino superior, ela é um indicativo de qualidade. Isto quer dizer que o processo avaliativo, não se restringe somente ao desempenho dos alunos, mas em relação às instituições de ensino.
Está relacionada com esta ideia a seguinte afirmação:
a) Efetuar transferências, quitações e tomar outras providências de ordem orçamentária.
b) O papel da avaliação de cursos do ENEM.
c) Melhoria na qualidade do ensino infantil.
d) O papel da avaliação de cursos do ensino superior em seu credenciamento.
e) Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as opções em relação à afirmação sobre a avaliação no contexto da educação, especialmente no ensino superior e na iniciativa privada. a) Efetuar transferências, quitações e tomar outras providências de ordem orçamentária - Esta opção não está diretamente relacionada ao processo avaliativo em si, mas sim a questões administrativas. b) O papel da avaliação de cursos do ENEM - Embora o ENEM tenha um papel importante, ele se refere mais ao acesso ao ensino superior do que à avaliação das instituições. c) Melhoria na qualidade do ensino infantil - Esta opção foca na educação infantil, que não é o foco principal da afirmação. d) O papel da avaliação de cursos do ensino superior em seu credenciamento - Esta opção se alinha diretamente com a ideia de que a avaliação é um indicativo de qualidade e está relacionada ao funcionamento das instituições de ensino superior. e) Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação - Esta opção se refere a aspectos de carreira e não diretamente à avaliação das instituições. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se relaciona com a ideia de avaliação como indicativo de qualidade nas instituições de ensino superior é: d) O papel da avaliação de cursos do ensino superior em seu credenciamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O fundamento do 'currículo por competências' é a redefinição do sentido dos conteúdos de ensino, de modo a atribuir sentido prático aos saberes escolares, abandonando a preeminência dos saberes disciplinares para se centrar em competências supostamente verificáveis em situações e tarefas específicas.
Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre como as competências devem ser definidas.
a ) Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de compreender e dominar.
b ) Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de transformar.
c ) Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de memorizar.
d ) Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de arquivar.
e ) Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de conservar.

Em 1989, realizou-se a Convenção de Direitos da Criança aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidades, que resultou no tratado sobre os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o tratado foi firmado em 1990, e reconhece que a criança terá todos os direitos e todas as liberdades inscritas na Declaração dos Direitos Humanos. Tal participação inspirou a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, documento fundamental para:
Assinale a alternativa correta sobre o ECA.
a ) A organização de sanções no interior da escola
b ) A composição de normas de comportamento dos alunos na escola
c ) As normas de trato dos jovens pelos policiais
d ) O acordo de comportamento de todos no interior dos órgãos públicos
e ) A composição do pensamento educacional e suas diretrizes curriculares

Ao se considerar que a história humana é mutável e, da mesma forma, as concepções de sociedade mudam constantemente, marque a asserção correta em relação às adequações curriculares:
Analisando as asserções podemos afirmar que:
I. o currículo escolar está baseado em uma concepção específica de sociedade a construção da identidade dos alunos necessita considerar a individualidade de cada um e seu contexto social.
II. A visão de mundo e sociedade, individualidade de cada um e intencionalidade educativa devem estar esclarecidos no currículo escolar de cada instituição de ensino.
III. O currículo deve determinar como o ensino se dará e os alunos e professores precisam seguir rigorosamente estes preceitos.
a ) Somente a II está correta.
b ) Somente a I e III estão corretas.
c ) Somente a I está correta.
d ) Somente a I e II estão corretas.
e ) Somente a II e III estão corretas.

A intitulado A Base Nacional Comum Curricular - BNCC prevê um ajustamento indispensável para a elaboração dos currículos escolares. Analise as asserções a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I. Em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, cabe a proposição de um currículo nacional.
II. Em um país como o Brasil, sem autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, não cabe a proposição de um currículo nacional.
III. Em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, não cabe a proposição de um currículo nacional.
a ) II
b ) III
c ) I
d ) I e II
e ) II e III

O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmacoes que se seguem.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
I. Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II. Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III. Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV. Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V. Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
A) I e II.
B) II e V.
C) I, III e IV.
D) I, IV e V.
E) I, II, III e IV.

Todo projeto necessita ser pertinente aos objetivos e conteúdos para não perder o sentido do que se quer alcançar. É indispensável estabelecer limites e metas para a culminância do trabalho. Os projetos de trabalho aproximam a escola do aluno e se associam muito à pesquisa sobre o interesse do educando, à curiosidade e investigação dos fatos atuais. Há necessidade de que os docentes discutam a proposta de trabalho, enfatizando suas dúvidas, enaltecendo suas ideias e sugestões, para que dessa maneira, todos se envolvam no processo.
Estas ideias estão relacionadas com que categoria de currículo?
a ) Currículo em rede.
b ) Currículo por módulos de aprendizagem.
c ) Currículo hipertextual.
d ) Currículo por projetos.
e ) Currículo por ciclos.

Quanto às metodologias contempladas no currículo, a discussão perpassa várias questões. A primeira delas é entender que os métodos e metodologias de ensino vão efetivar o processo de ensino-aprendizagem e precisam ser claros quanto à escolha, execução e avaliação.
Marque a alternativa correta:
I. Metodologias esboçam as estratégias e técnicas de ensino mais adaptáveis a determinado conteúdo.
II. Metodologias precisam definir de que forma se realizará o uso de informações e quais recursos e métodos serão utilizados.
III. Metodologia é o objetivo que precisa ser alcançado a partir das avaliações.
a ) Estão corretas I, II e III.
b ) Somente a I e III estão corretas.
c ) Somente a I e II estão corretas.
d ) Somente a II e III estão corretas.
e ) Somente a I está correta.

Para a legitimação dos preceitos determinados pela Constituição Federal de 1988, foi elaborada a legislação específica da educação: a LDB - Lei de Diretrizes e Bases n. 9.394, que foi promulgada em 20 de dezembro de 1996. Ela abrange os princípios gerais da educação, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. Para acompanhar os diferentes compassos educacionais, a LDB é atualizada constantemente.
Marque a alternativa que ilustra tal colocação:
a ) Base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar.
b ) Voto direto para diretores de escola.
c ) Mudança de nove anos para o ensino fundamental com a idade inicial de seis anos.
d ) Participação dos docentes na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
e ) Obrigatoriedade da educação básica.

Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, por seu potencial catalisador e agregador de símbolos nos aspectos fundamentais da vida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira. Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR) destaca que "a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da Constituição Federal". Primeiro parágrafo: "A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional". E segundo parágrafo: "É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos".
De acordo com as ideias do texto acima, a adoção do ensino e da prática da capoeira no currículo da escola busca desenvolver:
I. práticas educacionais de maneira crítica e consciente, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento de uma produção cultural autêntica, acentuando suas raízes afro-brasileiras como um dos elementos constitutivos da formação do homem brasileiro.
II. a diminuição dos espaços destinados às modalidades desportivas mais tradicionais na escola, uma vez que, por meio da capoeira, desenvolvem-se arte, música, movimento e desporto.
III. o confronto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do trato com o tema capoeira, tensionando os limites da escola e da cultura escolar.
IV. o caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais.
a. I e IV.
b. III e IV.
c. II.
d. I e II.
e. III.

Mais conteúdos dessa disciplina