Buscar

FORMAS e CAUSAS da extinção do crédito tributário?

Boa noite!

 

Vocês perceberam alguma diferença, no Código ou na doutrina, entre FORMAS e CAUSAS da extinção

? À primeira vista parecem coisas distintas, mas em artigo eu vi os elementos do art. 156 do CTN serem "CAUSAS". o professor hUGO DE bRITO MACHADO chama de "formas", vejamos:  

 “O art. 156 do CTN arrola, em seus dez itens, onze formas de extinção do crédito tributário, a saber: a) o pagamento; b) a compensação; c) a transação; d) a remissão; e) a decadência; f) a prescrição; g) a conversão do depósito em renda; h) o pagamento antecipado e a homologação do lançamento; i) a consignação em pagamento; j) a decisão administrativa irreformável; i) a decisão judicial passada em julgado; m) a dação em pagamento de bens imóveis.” (MACHADO, 2010, p. 210)

(...)

Por favor, ajudem.

Desde já agradeço.

 

💡 6 Respostas

User badge image

Mari Farias

A "FORMA" é sinônimo de "modo" ou "maneira"; uma modalidade ou tipo a seguir. Já a "CAUSA" é uma razão, um fundamento, motivo. Então, vamos lá: o art. 156 do CTN, expressa no Capítulo IV - Extinção do Crédito Tributário - Seção I como, "Modalidades de Extinção", e elenca as modalidades de extinção.

Pois bem, segundo o livro Teoria Geral do Direito Tributário de Hugo de Brito Machado, 2015, Ed. Malheiros, p. 321, o autor diz que para ocorrer a extinção do crédito tributário, deverá ocorrer o desaparecimento dele. Assim sendo, continua: "realmente, existem CAUSAS de extinção do crédito tributário que afetam apenas sua FORMALIZAÇÃO como tal mas não atingem a obrigação tributária.

A FORMA, no caso, é o que estar positivada no CTN. O Direito Formal elenca a maneira, o modo da obtenção do Direito, do Bem da Vida. Aqui existe uma Fonte do Direito que é a lei (CTN), que determina como a norma jurídica deve ser aplicada.

Já as CAUSAS citadas pelo autor, não estariam listadas na lei (CTN). Elas ocorrem devido a algum vício e sua FORMALIZAÇÃO não se concretiza eficazmente, mas isso não impede que a autoridade tributária sane-a e refaça-a para lancar no mundo jurídico na forma prevista em lei (CTN).

Então, quais vícios (CAUSAS de extinção) que impedem a FORMALIZAÇÃO do crédito tributário? Respondo: um lançamento incorreto do imposto, impressão de dados faltantes, erro no valor da alíquota, não aplicação da redução de multa prevista em lei recente e tantas outras. Contudo, verificando o erro, a autoridade administrativa corrige e efetua o lançamento do crédito, o constituindo definitivamente, nascendo assim a obrigação tributária.

 

Espero ter ajudado!

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ao nosso ver, ambos os vocábulos estão corretos, e querem dizer a mesma coisa quando aplicadas ao artigo 156 do CTN.

Hugo de Brito Machado utiliza o vocábulo formas. Alguns doutrinadores, como o professor Ricardo Alexandre, chamam de "causas", e outros de "hipóteses". Em todos os casos, não identificamos mudança de sentido pelo uso do vocábulo diferente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais