Buscar

Qual a função das estruturas: Fibras reticulares; Endomísio; Perimísio; Epimísio?

Sistema Muscular!

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O perimísio é uma membrana fibro-elástica formada de elastina e colágeno que tem a função de envolver o ventre muscular para proteger e manter as fibras e fascículos organizados para potencializar a ação muscular.

Endomísio é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares, esta camada oferece o ambiente químico ideal para a troca de íons cálcio, sódio e potássio. Fundamental para a despolarização das fibras musculares.

Epimísio uma camada de tecido conjuntivo que envolve todo o músculo. Também é contínua com tendões onde se torna mais espessa e colagenosa, em sua maior parte é composto por tecido conectivo denso e irregular. O epimísio também protege os músculos do atrito contra outros músculos e ossos.

4
Dislike0
User badge image

Clístenes Línine

O EPIMÍSIO tem a função de envolver todo o músculo, sendo que a ordem de envolvimento dos músculos de fora para dentro é justamente o oposto do que você perguntou: Epimísio, Perimísio e Endomísio. O epimísio também protege os músculos do atrito contra outros músculos e ossos.

O PERIMÍSIO possui a função de envolver o ventre muscular para proteger e manter as fibras e fascículos organizados para potencializar a ação muscular.

O ENDOMÍSIO tem a capacidade de envolver e proteger cada fibra muscular.

21
Dislike3
User badge image

Bruna Cardoso

Clistenes, essa resposta está certa, mas para outra pergunta. No caso, quando existe uma pergunta com a função de todas, você tem que generalizar. Ou seja, apesar delas todas envolverem algo, para que serve esse envoltura? Entendeu? No caso, a respostá é que servem para uma contração mais rápida, no sentido em que elas se envolvem para que apenas uma célula, contraia todas as outras.

Entendeu?

2
Dislike1
User badge image

Francisco Caio César Ferreira Lima

as fibras reticulares ajudam a formar o endomisio juntamente com a lamina basal da fibra muscular,,,,elas também são responsável por manter a estruturas de orgao deformáveis (pulmões, artérias, vasos linfáticos etc). O endomísio envolve a fibra muscular permitindo uma maior comunicação entre as mesmas. O perimísio envolve todo o feixe de fibras enguanto o epimísio envolve todo o musculo e permite um maior aproveitamento e controle da força de contração das fibras através de placas motoras de celulas nervosas

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais