Buscar

Alguém teria como mim passar todas as nomenclaturas usadas na contabilidade

💡 3 Respostas

User badge image

Samanta Lira

EU ESPERO QUE ISSO TE AJUDE...

NOMENCLATURAS DA CONTABILIDADE



ATIVO
Conjunto de bens e direitos que formam os elementos positivos da entidade.
 
PASSIVO
Obrigações, os elementos negativos da entidade.
 
BENS
São coisas que satisfazem às necessidades humanas e
que são suscetíveis de avaliação econômica, ou seja, têm um preço.
 
DIREITOS
São bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros e aparecem na contabilidade como valores a receber.
Por exemplo, a empresa vende mercadorias a prazo e passa a ter um direito a receber pela venda praticada.
 
OBRIGAÇÕES
São bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder e aparecem na contabilidade como valores a pagar, tais como contas a pagar, fornecedores, financiamentos bancários, impostos e contribuições a recolher, etc.
 
ATIVO CIRCULANTE
Classificam-se no ativo circulante todos os bens e direitos disponíveis na data do balanço e os que irão se realizar no curso do exercício social seguinte ao do encerramento:
– Exemplo: Dinheiro, estoques, depósitos bancários,etc.
 
ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
Neste grupo são classificados todos os bens e direitos realizáveis após o exercício social seguinte ao do encerramento do balanço.
Independentemente do prazo de vencimento, são classificados neste grupo os direitos relativos a empréstimos efetuados a sócios, diretores e empresas relacionadas.
– Exemplo: aplicações a longo prazo e empréstimos a diretores.
 
ATIVO PERMANENTE
São classificados neste grupo todos os bens e direitos permanentes, ou seja, aqueles que foram adquiridos sem a intenção de comercialização; ou aqueles utilizados na manutenção das atividades da empresa.
Este grupo se divide em três subgrupos:
 
– Investimentos
Representam os recursos aplicados de forma permanente, na aquisição de bens e direitos destinados a gerar renda ou valorização.
• Exemplo: Participação no capital de outra sociedade; obras de arte; imóveis destinados a arrendamento a terceiros, etc.
 
– Imobilizado
Representa os recursos aplicados na aquisição de bens e direitos destinados à manutenção das atividades da empresa.
• Exemplo: Móveis, equipamentos e veículos, etc.
 
– Diferido
Representa os recursos aplicados em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social.
• Exemplo: Despesas com implantação; gastos com pesquisa
ou desenvolvimento de novos projetos, etc.
 
PASSIVO CIRCULANTE
Classificam-se no passivo circulante todas as obrigações existentes na data do balanço, com vencimento no curso do exercício social seguinte.
• Exemplo: Fornecedores, Duplicatas a Pagar, Salários a Pagar,
FGTS a Recolher, etc.
 
PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO
Neste grupo são classificadas todas as obrigações existentes na data do balanço, com vencimento após o exercício seguinte ao encerramento.
Independentemente de vencimento, são classificadas neste grupo, as obrigações decorrentes de empréstimos obtidos junto a sócios, diretores ou empresas relacionadas.
• Exemplo: Empréstimos a longo prazo e a diretores.
 
RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS
É obtido pela diferença entre as receitas de exercícios futuros recebidas antecipadamente e os custos e despesas estimados relacionados com estas receitas.
 
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
São aqui classificadas as contas representativas do capital próprio da empresa, ou seja, o Capital Social, as Reservas e o Lucro ou Prejuízos acumulados.
 
PROCESSO CONTÁBIL
O objetivo da contabilidade é o levantamento da situação patrimonial da entidade, ao final de um certo período de tempo (exercício social),apurando o resultado (lucro ou prejuízo) das operações realizadas, com vistas ao fornecimento de informações aos acionistas, sócios, fornecedores, Auditores-Fiscais, etc., por meio da elaboração das demonstrações financeiras previstas na legislação pertinente.
 
ATO ADMINISTRATIVO
É a ação praticada pela administração e que não afeta o seu patrimônio. Exemplos: a emissão de empenho para a compra de um bem; a previsão de arrecadação.
 
ATO CONTÁBIL
É a expressão que se tem utilizado em contabilidade e que equivale a ato administrativo, ou seja, ao fato que ainda está por suceder ou que é uma potencialidade de fenômeno patrimonial.
 
FATOS CONTÁBEIS
São ocorrências que alteram os elementos que compõem o patrimônio. Esses fatos que alteram o patrimônio são registrados nos livros próprios por meio da técnica contábil denominada escrituração.
 
FATOS PERMUTATIVOS
São fatos que não alteram o patrimônio líquido, ocorrendo somente trocas entre os elementos do ativo e do passivo, tais como bens por bens; bens por obrigações; direitos por bens; etc.
 
• Exemplos de fatos permutativos:
– compra de mercadorias à vista (troca de bens por bens) –
entram mercadorias, sai dinheiro;
– compra de mercadorias a prazo (bens por obrigações) –
entram mercadorias e surge a obrigação de pagá-las;
– recebimento em dinheiro de uma duplicata (bens por direito)
– entra dinheiro e desaparece o direito de recebê-la.
 
FATOS MODIFICATIVOS
São fatos que alteram o patrimônio líquido aumentando-o ou diminuindo-o, como as receitas e despesas, podendo ser, então, aumentativos ou diminutivos,respectivamente.
• Exemplos de fatos modificativos:
Aumentativos
– receita de aluguel (recebimento de aluguel);
– receita de vendas (venda de mercadorias ou serviços);
– receita de juros (juros recebidos de bancos).
Diminutivos
– despesas com salários (salários do mês);
– despesas com FGTS (FGTS do mês);
– despesas com água, luz, telefone (contas do mês).
 
FATOS MISTOS
São os que combinam fatos permutativos com modificativos,podendo ser, também, aumentativos e diminutivos.
• Exemplos de faros mistos:
Aumentativos
– venda de mercadorias com lucro (sai mercadorias, entra dinheiro, com receita de vendas);
– recebimento de duplicata com juros (entra dinheiro, sai o direito a receber, com receita de juros);
– pagamento de uma duplicata com desconto (sai dinheiro, sai obrigação, havendo desconto obtido).
Diminutivos
– venda de mercadorias com prejuízo (sai mercadoria,entra dinheiro, com prejuízo);
– pagamento de duplicata com juros (sai dinheiro, sai obrigação,com despesas com juros);
– recebimento de duplicata com desconto (entra dinheiro,sai direito, com desconto concedido).
 
BALANCETE
É a relação de contas apresentando o total de débitos, créditos e saldos, devedores ou credores. O balancete é extraído do livro Razão. O balancete é uma lista contendo cada conta do livro Razão com seu respectivo saldo.
 
BALANCETE ANALÍTICO
É o balancete das subcontas de 2º e 3º graus ou outros graus. Balancete que discrimina as contas de análise. Assim, por exemplo, um balancete analítico apresenta todos os nomes das contas de 2º grau que identificam clientes, fornecedores, bancos etc.
 
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
É aquele que se extrai para observar se os lançamentos do livro Razão estão sendo feitos de acordo, isto é, um valor no débito e outro no crédito.
 
CONTA
É o instrumento de registro que tem por finalidade reunir fatos contábeis da mesma natureza, sendo aberta para encerrar os valores de realização passada, presente ou futura, recebendo um título que a identifica; designa o agrupamento de itens de mesma espécie. Por exemplo, o nome da conta “Matrizes”, “Bancos”, “Estoques” etc.
 
CONTA-CORRENTE CONTÁBIL
Representa o menor nível de desdobramento da estrutura de um código contábil, permitindo o controle individualizado de saldos, para os quais seja necessário maior detalhamento, principalmente para identificar fornecedores, empenhos. Esse detalhamento no plano de contas permite melhor identificação dos favorecidos ou da operação. Exemplos típicos de conta-corrente são as contas bancárias, em que a conta-corrente de bancos representa o banco, a agência e a conta bancária do correntista; conta-corrente de fornecedores, detalhada por C.N.P.J. ou C.P.F.; conta-corrente das etapas do orçamento (dotação disponível, empenhos emitidos etc.) detalhada pela classificação orçamentária da Lei Orçamentária Anual etc.
 
CONTAS DE RESULTADO
São contas que alteram o patrimônio líquido e representam a situação dinâmica. Compreendem as receitas e despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício, desaparecendo (daí a denominação de contas transitórias), para que se apure o resultado, ou seja, lucro ou prejuízo, que será,por sua vez, incorporado ao balanço patrimonial por meio da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.
 
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Constitui ramo da ciência contábil que deve observar os Princípios de Contabilidade que representam a essência das doutrinas e teorias relativas a essa ciência, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional do País.
 
EXERCÍCIO FINANCEIRO
É o período de tempo tomado em consideração para a execução de atos administrativos cuja extensão é previamente estabelecida pelo Poder Legislativo.
 
FATO ADMINISTRATIVO
É uma ação que provoca mutação no patrimônio. Chamam-se fatos administrativos as funções exercidas pelo administrador as quais tocam materialmente a riqueza administrativa. Como exemplos, o pagamento pela compra de um bem; o recebimento de uma receita.
 
LIVRO CAIXA
É o livro auxiliar que se destina ao registro de recebimentos e pagamentos em dinheiro.
 
LIVRO DE ESCRITURAÇÃO
Se destina ao registro dos fatos patrimoniais, ou seja, fenômenos contábeis.
 
LIVRO DIÁRIO
É o livro de escrituração contábil destinado ao registro de todos os fatos patrimoniais de uma empresa ou de uma entidade. É aquele que reúne os fatos em ordem cronológica, os quais devem ser passados, na sua totalidade, também para o livro Razão.
 
LIVRO RAZÃO
É o livro de escrituração contábil que tem por objeto registrar, separadamente, o que se passa com cada conta, apresentando a posição delas. É o livro principal a partir do qual se levanta o balancete, peça que é o ponto de partida para o levantamento do balanço.
 
LANÇAMENTO CONTÁBIL
Vimos que lançamento é o registro de um fato contábil, e esse registro deve ser feito por um método específico denominado “método das partidas dobradas”.
 
PARTIDA DOBRADA
É o registro de um fato em que um débito é sempre correspondido por um crédito. Permite que, paralelamente à “APLICAÇÃO”, se demonstre, também, a sua “ORIGEM”.O sistema por partidas dobradas compreende não apenas o princípio de que todo débito corresponde a um crédito, mas também reúne certas exigências, como por exemplo: - a conta devedora é sempre inscrita em primeiro lugar; - a conta credora é sempre inscrita em segundo lugar; - a conta devedora sempre ocupa as colunas da esquerda; - a conta credora sempre ocupa as colunas da direita; - o livro Razão é o que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito; - as somas dos valores do débito no livro Razão devem sempre ser iguais às somas dos valores do crédito, no mesmo livro;
 
PATRIMÔNIO
Sempre foi definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações, o que vem sendo ampliado e atualmente encontra-se conceituado como a parte impessoal da azienda que deve ser observada sob os dois aspectos: Quantitativo e Qualitativo.
 
PATRIMÔNIO PÚBLICO
É o conjunto de bens e direitos, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados ou mantidos com recursos públicos, integrantes do patrimônio de qualquer entidade pública ou de uso comum, que seja portador ou representante de um fluxo de benefícios futuros inerentes à prestação de serviços públicos.
 
PLANO DE CONTAS
É o conjunto de normas e intitulações sobre contas, destinado a servir de guia e modelo para os trabalhos de registro e demonstração de fatos patrimoniais.
 
REGIME CONTÁBIL
É o processo de registro em contabilidade; normas que orientam o controle e o registro dos fatos patrimoniais.
 
REGIME DE CAIXA
É a norma contábil pela qual os ingressos são atribuídos ao exercício em que são recebidos e os custos ao exercício em que são pagos. O mesmo que Regime de Gestão.
 
REGIME DE COMPETÊNCIA
É princípio contábil pelo qual os ingressos e os custos são atribuídos ao exercício a que pertencem, embora recebidos e pagos em outros exercícios. O mesmo que Regime de Exercício.
 
REGISTRO CONTÁBIL ou LANÇAMENTO CONTÁBIL
É o ato de se lançar ou registrar um fato contábil; registro de um fato ocorrido com os princípios e preceitos da técnica contábil.
 
SISTEMA COMPENSADO
É o conjunto de elementos que, representativos de direitos e obrigações, geralmente decorrentes de contratos, convênios ou ajustes, poderão a vir influenciar o patrimônio das entidades.
 
SISTEMA CONTÁBIL
Representa a macroestrutura de informações sobre registro, avaliação, evidenciação dos atos e fatos da gestão pública com o objetivo de orientar, suprir o processo de decisão e a correta prestação de contas.
 
SISTEMA FINANCEIRO
É o conjunto de contas que representam os bens numerários e os de crédito, intimamente ligado à circulação de dinheiro. Pertencem ao sistema financeiro as despesas e receitas orçamentárias após a sua realização, isto é, as receitas devidamente arrecadadas e os empenhos liquidados. Integram ainda o sistema financeiro outros fatos extraorçamentários cujo prazo de efetivação ocorra dentro do exercício ou até o final do exercício subsequente.
 
SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
É o conjunto de elementos que constituem o processo orçamentário. Evidencia de forma analítica e individualizada as receitas e despesas constantes da Lei Orçamentária. Isto inclui a escrituração de todas as fases do planejamento. Nesse sistema encontraremos os registros para acompanhamento da execução orçamentária do exercício. Os registros das receitas dizem respeito às estimativas previstas na LOA e as suas efetivas arrecadações. No caso das despesas os registros são mais amplos englobando todas as suas fases, que vão desde a fixação inicial nas dotações orçamentárias, as alterações autorizadas do orçamento, o empenhamento e a sua realização.
 
SISTEMA PATRIMONIAL
É o conjunto de componentes do patrimônio dispostos harmonicamente. Neste sistema são registrados os bens de caráter permanente, os direitos e obrigações cuja realização ultrapassa o exercício financeiro subseqüente, inclusive dívidas assumidas e outros ônus que dependem de autorização legislativa para se concretizarem. Como exemplo citamos os precatórios inscritos mas cujo pagamento não tenha sido autorizado na Lei Orçamentária Anual.
 
EMPENHO
O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição (Lei 4.320/64).
 
LIQUIDAÇÃO
A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. (Lei 4.320/64)
§ 1° Essa verificação tem por fim apurar:
I - a origem e o objeto do que se deve pagar;
II - a importância exata a pagar;
III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
§ 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:
I - o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;
II - a nota de empenho;
III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.
 
PAGAMENTO
O pagamento da despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento. (Lei 4.320/64)
 
DESPESAS CORRENTES
Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.
 
DESPESAS DE CAPITAL
Classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a
formação ou aquisição de um bem de capital.
1
Dislike0
User badge image

Fernando Pinheiro

Boa noite!

De uma olhada nessa resolução !

https://www.passeidireto.com/arquivo/16970281/resolucao-cfc-n-68690--nbc-t3--conceito-conteudo-estrutura-e-nomenclatura-das-de

0
Dislike0
User badge image

Priscila Tosta

obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais