Buscar

Qual a diferença de liberdade e autonomia?

💡 5 Respostas

User badge image

Robson Diego

Amigo, liberdade é do direito de pensamento, expressão, politico e de livre iniciativa, isto na concepção liberal, do estado democratico de direito. Creio que autonomia seja a capacidade de participação e de exercer sua cidadania por si só. Participação na elaboração de leis, politicas publicas...

0
Dislike0
User badge image

Larissa Nunes

Liberdade e Autonomia não são sinônimos, ainda que, do ponto de vista ético racionalista, o exercício da autonomia  tenha como uma de suas precondições a liberdade. O conceito de liberdade é mais amplo em termos existenciais, sendo uma condição humana, conforme o pensamento de Sartre. Segundo este, não há para nós, seres humanos, como “escapar”, fugir ou recusar a liberdade: ela é nossa “condenação”. Mas, em que sentido essa afirmação pode ser compreendida?

No contexto do pensamento sartreano, nós estamos absolutamente a sós (ausência de Deus), não existindo nada que nos determine. Aquilo que somos ou seremos é sempre resultado de todas as nossas experiências de vida: “o homem não é mais que o que ele faz” (SARTRE). Isso não significa, como já afirmado anteriormente, na existência de alguma forma de “determinismo” agindo sobre os indivíduos, mas no como nós respondemos às circunstâncias da vida cotidiana: “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós” (SARTRE).

Uma séria consequência dessa constatação é que o indivíduo, sendo livre, se torna o único responsável por todas as suas decisões e escolhas, bem com pelas suas ações. Mas, reconhecer-se como absolutamente responsável pelas suas decisões, pode jogar o homem numa angústia que talvez ele não suporte. Nesta situação, o indivíduo simula (ou dissimula) a existência de condições externas (o destino, por exemplo) em que ele não teria controle, se eximindo da responsabilidade de suas escolhas (isto é, ele atribui aos outros ou as coisas a responsabilidade que na verdade é somente sua): é a “má-fé“.

A má-fé significa uma renúncia e recusa à nossa liberdade fundamental, uma fuga da angústia causada por esta liberdade inalienável e um conformar-se a esta situação.

0
Dislike0
User badge image

Nicko

Liberdade e Autonomia não são sinônimos, ainda que, do ponto de vista ético racionalista, o exercício da autonomia  tenha como uma de suas precondições a liberdade. O conceito de liberdade é mais amplo em termos existenciais, sendo uma condição humana, conforme o pensamento de Sartre. Segundo este, não há para nós, seres humanos, como “escapar”, fugir ou recusar a liberdade: ela é nossa “condenação”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais