Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Ambiental

Colégio Objetivo
Atualmente, no caso do Brasil, têm sido utilizadas três importantes formas de evidenciar as informações perante organismos internacionais, mercado financeiro e ONGs: Balanço Social, relatórios de sustentabilidade no modelo GRI e indicadores Ethos.
Assinale as afirmações que seguem em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca do Relatórios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI).
( ) São integrantes dessa rede somente as empresas globais.
( ) O objetivo é fazer com que os relatórios de sustentabilidade se orientem por padrões de qualidade técnica, credibilidade e relevância.
( ) É uma rede de empresas e organizações sociais responsável pelo desenvolvimento de um padrão internacional para relatórios de sustentabilidade de empresas.
( ) O relatório segundo o modelo GRI é visto muito mais como uma ferramenta exclusivamente contábil corporativa constituída por um diagnóstico a partir de uma série de indicadores previamente estabelecidos pelo modelo.
( ) O GRI é uma certificação, prezando pelo acordo voluntário e interno, focado na publicação de práticas e ações relacionadas aos principais impactos da empresa nos pilares financeiro, social e econômico – pilares que formam o Tripé da Sustentabilidade.
A V, F, F, V, V
B F, F, V, F, V
C V, F, V, F, V
D V, F, F, V, F
E F, V, V, F, F
User badge image
Estudando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os Relatórios de Sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI): ( ) São integrantes dessa rede somente as empresas globais. É falsa (F). O GRI é uma iniciativa que envolve não apenas empresas globais, mas também organizações de diferentes tamanhos e setores, incluindo ONGs e instituições governamentais. ( ) O objetivo é fazer com que os relatórios de sustentabilidade se orientem por padrões de qualidade técnica, credibilidade e relevância. É verdadeira (V). O GRI busca estabelecer diretrizes que garantam a qualidade e a relevância das informações apresentadas nos relatórios de sustentabilidade. ( ) É uma rede de empresas e organizações sociais responsável pelo desenvolvimento de um padrão internacional para relatórios de sustentabilidade de empresas. É verdadeira (V). O GRI é, de fato, uma rede que desenvolve padrões internacionais para relatórios de sustentabilidade. ( ) O relatório segundo o modelo GRI é visto muito mais como uma ferramenta exclusivamente contábil corporativa constituída por um diagnóstico a partir de uma série de indicadores previamente estabelecidos pelo modelo. É falsa (F). Embora o GRI utilize indicadores, o relatório não é apenas uma ferramenta contábil, mas sim uma forma de comunicação sobre o desempenho sustentável da empresa. ( ) O GRI é uma certificação, prezando pelo acordo voluntário e interno, focado na publicação de práticas e ações relacionadas aos principais impactos da empresa nos pilares financeiro, social e econômico – pilares que formam o Tripé da Sustentabilidade. É falsa (F). O GRI não é uma certificação, mas sim um conjunto de diretrizes que as empresas podem seguir voluntariamente. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. F 5. F Portanto, a sequência correta é: E) F, V, V, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Outra discussão importante que atravessa o debate da sustentabilidade é a discussão acerca do desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – O pensamento tradicional econômico entende que é possível esgotar determinada classe de recurso natural, movendo-se imediatamente para outro, sem que isso se torne um impeditivo para a vida no planeta. II – A finitude dos recursos e o crescimento ilimitado da economia, permite a Economia Ambiental, interpretar o problema ambiental e determinar ações que busquem resultados eficientes, partindo de considerações acerca das características de tais recursos. III – O debate entre essas duas correntes é a visão de como o sistema econômico e seus modos de produção afetam o sistema natural e, por sua vez, se os impactos oriundos da degradação ambiental restringiriam, ou não, o crescimento econômico. IV – Os bens – tudo aquilo que pode satisfazer as necessidades humanas – são valorados segundo a sua abundância ou não: quando escassos, são considerados bens não econômicos e quando abundantes são bens econômicos. Assinale a alternativa correta:
A Está correto o que se afirma em I e II apenas.
B Está correto o que se afirma em I e III apenas.
C Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.
D Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas.
E Está correto o que se afirma em III e IV apenas.

As informações no Brasil são disponibilizadas para a sociedade através do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), instituído como um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente em 1981 (Brasil, 2019). O Sinima é uma plataforma elaborada com vistas à integração e compartilhamento de informações entre os diversos sistemas que já existem, ou que vão ser construídos no âmbito do Sisnama (Lei n. 6.938/81), segundo a Portaria n. 160, de 19 de maio de 2009, que atua sob a forma de três eixos estruturantes (Brasil, 2019).
Considerando o texto anterior, leia as asserções a seguir: I – Inventário de dados II – Indicadores Ambientais III – Plano de Dados Abertos Assinale as afirmacoes que seguem, com base nas asserções acima.
( ) Tem por finalidade divulgar uma listagem com todas as bases de dados produzidas pelo Ministério do Meio Ambiente;
( ) Estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
( ) Representa o instrumento de planejamento, coordenação e disseminação das informações sistematizadas para diferentes tipos de usuários, orientando as ações de racionalização, implementação e promoção de abertura de dados, incluindo os geoespacializados, permitindo com isso maior transparência das informações e reutilização dos dados públicos pela sociedade.
A I, II, II
B I, II, III
C I, III, II
D II, III, I
E III, II, I

O conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável norteiam a construção de políticas públicas para que sociedade brasileira alcance um desenvolvimento mais justo do ponto vista ambiental, social e econômico. Nessa direção surge o conceito de ecoeficiência, delineado antes de 1970, por meio do surgimento da compreensão da eficiência ambiental (Freeman et al., 1973).
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir, acerca da ecoeficiência.
I – A consolidação e efetiva definição da nomenclatura ecoeficiência ocorreu em 1990, por Schaltegger e Sturm (Cunha, 2016), que trouxeram a referida definição e realizaram a conexão do tema do desenvolvimento sustentável e os negócios empresariais, voltada para a utilização mais eficiente dos recursos naturais.
II – De acordo com Li et al. (2012), a ecoeficiência é uma ferramenta que viabiliza a criação de mais valor com menos impacto ambiental, por isso é utilizada nas organizações como instrumento de apoio de decisões de investimento alternativo e estratégias de produção, conectando-se à melhoria da competitividade e melhor ambiente desempenho (Cunha, Op. Cit).
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Podemos ver que a questão da divulgação e da transparência é um elemento urgente e necessário quando se trata de informações socioambientais, mas que ainda representa um problema no âmbito do cidadão comum, ou seja: nem todas as informações públicas estão disponíveis para nossa análise e compreensão.
Considerando o texto acima, leia as asserções a seguir.
I – A Lei da Transparência, que entrou em vigor em maio de 2012, permitindo que todo cidadão tenha direito de acessar as contas de qualquer repartição federal, estadual ou municipal. Saber o que acontece com o dinheiro público é um grande avanço, e os efeitos se farão sentir à medida que os diversos atores sociais e a cidadania em geral passem a utilizar desse instrumento legal, pois sabemos que não basta ter informações sobre o dinheiro público, pois é igualmente importante saber o que acontece exatamente com o dinheiro do público.
II – Em termos de visibilidade, as empresas modernas estão expostas por um incomparável instrumental de comunicação, que começa pelos profissionais especializados, como o de relações com investidores (RI). Há também sites bem-estruturados, com Relatórios Anuais e/ou de Relatório de Sustentabilidade, que direcionam informes sobre o exercício, em retrospectiva completada pela análise das tendências e perspectivas, com relação a todos os aspectos da atividade empresarial – legal, administrativo, operacional e econômico-financeiro (Ethos, 2010).
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Dentro do modelo econômico capitalista, a sustentabilidade é uma nova forma de fazer negócios, que tem como pressuposto o novo papel da empresa na sociedade. Um modelo de negócios orientado por esses pressupostos se alinha às perspectivas de longo prazo, incluindo a visão e demandas das partes envolvidas, permitindo que os princípios da ética e a transparência precedam a implementação de processos, produtos e serviços.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir:
I – A competividade das empresas é um dos grandes questionamentos quando se aborda os temas sociais e ambientais, ncorporar os aspectos sociais e ambientais para além da obrigação legal, não impacta, inclusive reduz os custos, aumentando o lucro a ser obtido.
II – Nesse sentido, as discussões acerca do conteúdo e extensão da responsabilidade social nos negócios tem sido, de certa forma, até exaustivo para que se contraponha desempenho econômico ao social e ambiental.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Quero? II – Preciso? III – Devo? IV – Necessito? V – Posso? Assinale abaixo a alternativa correta, que representa as três perguntas na visão do filósofo.
I – Quero?
II – Preciso?
III – Devo?
IV – Necessito?
V – Posso?
A Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.
B Está correto o que se afirma em I, III e V apenas.
C Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas.
D Está correto o que se afirma em II, IV e V apenas.
E Está correto o que se afirma em III, IV e V apenas.

Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir: I – Desenvolvidos em 2010 pelo Instituto Ethos, os indicadores são considerados, além de uma forma de evidenciação, também uma certificação de sustentabilidade que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental empresarial (RAE) em suas estratégias de negócio, de modo que venha a ser somente sustentável. II – Os indicadores são apresentados na forma de um questionário: a empresa realiza ela mesma o autodiagnóstico da sua gestão, em um sistema totalmente on-line. Além disso, podem ser integrados com os relatórios da Global Reporting Initiative (GRI), bem como com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000. Assinale a alternativa correta:
I – Desenvolvidos em 2010 pelo Instituto Ethos, os indicadores são considerados, além de uma forma de evidenciação, também uma certificação de sustentabilidade que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental empresarial (RAE) em suas estratégias de negócio, de modo que venha a ser somente sustentável.
II – Os indicadores são apresentados na forma de um questionário: a empresa realiza ela mesma o autodiagnóstico da sua gestão, em um sistema totalmente on-line. Além disso, podem ser integrados com os relatórios da Global Reporting Initiative (GRI), bem como com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Considerando o texto anterior, leia as asserções a seguir: I – Validade II – Relevância social III – Impacto ambiental IV – Relevância financeira V – Periodicidade na atualização Assinale a alternativa correta, a qual, apresenta algumas das características que devem possuir os indicadores sustentáveis.
I – Validade
II – Relevância social
III – Impacto ambiental
IV – Relevância financeira
V – Periodicidade na atualização
A Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.
B Está correto o que se afirma em I, III e V apenas.
C Está correto o que se afirma em I, II e V apenas.
D Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas.
E Está correto o que se afirma em II, IV e V apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina