Buscar

A súmula de n. 306 do STJ pode ser aplicada para compensar os honorários na ação executiva e na ação incidental de embargos à execução?

No caso de sucumbência reccíproca, a súmula n. 306 do STJ (sobre a compensação de honorários) pode ser aplicada para compensar os honorários na ação executiva e na ação incidental de embargos à execução?

 

Súmula n. 306

Os honorários advocatícios devem ser compensados quando houver sucumbência recíproca, assegurado o direito autônomo do advogado à execução do saldo sem excluir a legitimidade da própria parte.

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A Súmula 306 do STJ não é mais válida, em razão do art. 85, §14, do CPC, que veda a compensação de honorários sucumbenciais. É que o direito pertence ao advogado, não podendo ser afetado pela causa dada à violação pelas partes patrocinada.

"Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.

[...]

§ 14. Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial."

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais