Buscar

BIOFISICA

Explique por que a medida que o sangue se afasta do coração pelos vasos até encontrar os capilares, a energia potencial do sangue (pressão) diminui, enquanto a energia cinética (velocidade) aumenta.

💡 2 Respostas

User badge image

Isabel Cristina

A pressão do sangue é regulada pela elasticidade das artérias e vasos, principalmente das artérias pela presença de lâminas elásticas. As lâminas elásticas reduzem a pressão sanguínea e conforme o diâmetro dos vasos diminui até chegar aos capilares, o sangue ganha velocidade.

-> De modo didático, imagine uma mangueira de jardim: Quão mais elástica for, mas apadtável e resistente ao fluxo de água é, e para aumentar a velocidade da água, diminui-se o espaço de saída na ponta ;)

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Biofísica


O coração tem a função de bombear o sangue para o restante do corpo, para isso ele emite uma pressão muito forte (P) para que o sangue consiga alcançar todos os tecidos. Conforme o sangue bombeado se afasta do coração ele vai perdendo a pressão (P), entretanto, por estarem em capilares, veias com diâmetro bem menor, a velocidade aumenta. Ou seja, a mesma quantidade X de sangue bombeado que passou por artérias “grossas” com uma pressão forte, tem que passar pelos capilares, o que aumenta a velocidade.


Logo, a velocidade aumenta conforme a pressão diminui, pois a dimensão dos espaços diminui conforme se afastam da origem da pressão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes