Buscar

Como faço receita de medicamentos?

💡 2 Respostas

User badge image

Ariam Martinello

Composição da prescrição

RECEITA: é documento, todo e qualquer documento tem validade jurídica, então não deve ser jeito de qualquer jeito. A receita tem validade de no mínimo 30 dias, por isso que toda receita tem que ser datada. Teoricamente um receituário simples é 14X20 cm, mas não é regra, teoricamente papel branco, mas pode ser de outro cor. Não pode no cabeçalho colocar uma especialidade que não esteja registrada junto ao conselho federal de medicina veterinária, tem que olhar no conselho quais as especialidades que estão registradas. Para ser especialista junto ao conselho de determinada área tem que fazer uma prova, mas pode colocar que tem uma pós-graduação que foi feito em alguma coisa.

CABEÇALHO: nome, profissão, especialidade, nº inscrição, endereço, CPF, identificação do paciente e do proprietário

INSCRIÇÃO: modo de administração (grifado) e logo abaixo, medicamento – o ideal é que coloque primeiro a via de administração e grife que pode estar do lado esquerdo, mas geralmente é colocado do lado direito, logo abaixo coloca a dosagem que começa sempre como princípio ativo (poderia colocar o nome comercial desde que avise ao proprietário que tem outras possibilidades), na frente coloca a apresentação (1 caixa, 1 frasco). A prescrição por exemplo dar a necessidade do animal utilizar duas caixas e as vezes coloca na receita só uma caixa, então tem que olhar se a quantidade que colocar de apresentação dá certinho para a duração do tratamento.

SUBSCRIÇÃO: à forma, quantidade, tipo de embalagem ou acondicionamento - dosagem, colocar o princípio ativo ou o nome fantasia, a apresentação do produto com o número adequado de unidades para a duração do tratamento. A receita deve ser escrita na forma legível e imperativa. A receita não deve conter terminologia desconhecidas ou abreviações. 

INDICAÇÃO: informações ao paciente (freq., duração e via). Consiste na parte da prescrição onde são dadas informações ao paciente sobre a administração do medicamento, como frequência e duração do tratamento e a via de administração caso esta não tenha sido definida na inscrição.

ASSINATURA: local, data e assinatura e carimbo

A receita tem que ser o mais objetiva possível, a receita na qual o proprietário não entenda não é uma boa receita, é bom pedir para o proprietário explicar a receita se ele não conseguir explicar a receita significa que a receita não está clara e isso pode prejudicar o tratamento do animal. Se em uma mesma receita fizer mais de uma prescrição: supondo que o medicamento 2 seja um medicamento da linha humana é bom colocar um asterisco (*) ou um sustenido (#) e em baixo da receita colocar uma legendinha que é medicamento da linha humana e bom avisar ao proprietário que o medicamento é da linha humana. A receita sempre tem que ser feita se estiver prescrevendo algo. Tem outras receitas, exceto a especial, são talonários (talão). Os remédios para serem comprados precisam de receitas específicas. Receita dupla = a primeira via fica retida na farmácia e a segunda via fica com o proprietário. Notificação de receita A e B só consegue obtê-las a partir do momento que tem o CRMV, e aí esses talonários vem com numeração, então a ANVISA sabe que aquele determinada numeração foi para um determinado médico veterinário. A vigilância é extremamente rigorosa com medicação do tipo A e B. Entorpecente (opióides) usa-se a receita do tipo A e não pode prescrever mais do que cincos ampolas por folha. Os medicamentos do tipo A são os que produzem mais efeitos de vício físicos e químicos. Medicamentos do receituário A não se manipula, devido a gravidade do vício adquirido. Para usar opiódies para analgesia pós operatória registra em um livro, não precisa ficar escrevendo no talonário, o talonário é para prescrever para um proprietário comprar. E a receita de entorpecente a duração do tratamento não pode ultrapassar 30 dias. O proprietário tem direito ao prontuário do animal dele, ele não precisa levar o original, mas ele tem direito a xerox de todo o prontuário do animal. Exame é direito do paciente. A receita “A” tem duração de 30 dias e prescrição de 30 dias, a B duração de 30 dias e prescrição 60 dias. A prescrição é a quantidade que o proprietário pode comprar, por exemplo ele pode comprar a quantidade de remédio que dá até 60 dias. A receita “C” tem tanto a prescrição quanto o remédio que deve ser comprado. A receita “A” e “B” serve só para comprar o medicamento, não tem a prescrição nesta receita do tipo “A”. A notificação “B” é psicotrópico e anorexígeno (medicamento para emagrecer). Se tiver que fazer o remédio de manipulação é na receita simples e tem que colocar todos os dados.

Todo produto biológico que é ingerido por longos períodos o organismo começa a adquirir um fenômeno chamado tolerância.

 

2
Dislike0
User badge image

Karina VC

Muito obrigada Ariam. Realmente você explicou super bem e ajudou bastante. Como sou recente nesta área tenho extrema dificuldade, mas com o que escreveu diversas dúvidas foram sanadas. Obrigada^^
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais