Buscar

Helmintíases

entre as parasitoses que atingem cerca de 85% da população brasileira, algumas caracterizam-se por apresentarem como principais medidas profiláticas: I - Andar sempre calçado; II - Ingerir carne sempre bem cozida; III - Beber água filtrada ou fervida e lavar bem as frutas e verduras; IV - Não nadar em águas estagnadas onde houver caramujos contaminados. Assinale a alternativa em que a parasitose esteja corretamente relacionada com a medida profilática indicada nos parênteses. 

a) Ancilostomose (I), teníase (II), ascaridíase (III), esquistossomose (IV). 
b) Teníase (I), ascaridíase (II), ancilostomose (III), esquistossomose (IV). 
c) Ancilostomose (I), teníase (II), esquistossomose (III), ascaridíase (IV). 
d) Esquistossomose (I), teníase (II), ascaridíase (III), ancilostomose (IV). 
e) Ascaridíase (I), teníase (II), ancilostomose (III), esquistossomose (IV)

💡 7 Respostas

User badge image

Bit Ayo

Olá. A alternativa A é a correta pois é a que melhor associa as medidas profiláticas às verminoses por elas evitadas. Andar calçado previne infecção de doenças transmissíveis pelo contato da pele como o agente infeccioso Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, que causam o amarelão (ancilostomose). Por sua vez, um bom cozimento da carne mata os cisticercos, larvas de Taenia sp (tênias), presentes no alimento, previnindo teníase. Já a filtração e aquecimento da água antes de bebê-la elimina a presença de cistos de protozoários que provocam giardíase, outra parasitose muito comum, e também destrói os ovos de Ascaris lumbricoides (lombrigas) promotores de ascaridiase. Por fim a medida de não nadar em águas estagnadas é uma maneira de prevenir a contração de cercárias (larvas) do Schistosoma mansoniesquistossomose e tem por hospedeiros intermediários os caramujos Biomphalaria sp. que habitam esses locais. Ate mais. Espero ter ajudado.

3
Dislike0
User badge image

Francini de Barrios

Com base em meus conhecimentos acho que a alternativa A é a que melhor se enquadra com a profilaxia de tais verminoses.

1
Dislike0
User badge image

Ferraz Junior

Letra A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais