Buscar

pq os ácidos graxos saturados não trazem benefícios a saúde? pq os insaturados trazem benefícios a saude?

#bioquímica

💡 4 Respostas

User badge image

Iêssa Lino

Os ácidos graxos saturados são considerados ruins por promoverem o aumento do colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração. Já os ácidos graxos insaturados atuam na redução do colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas) e atuam na diminuição da pressão arterial.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em todas as células do corpo humano existe um componente conhecido por gordura. Entende-se por gordura como sendo toda molécula que contém uma molécula de glicerol e uma sequência de ácidos graxos que, por sua vez, são compostos orgânicos constituídos por cadeias de carbono e hidrogênio.


Os ácidos graxos podem ser classificados como saturados ou insaturados. Um ácido graxo é dito saturado quando os átomos de carbono estão ligados entre si por meio de ligações químicas simples. Para ser classificado como insaturado, deve existir pelo menos uma ligação dupla na cadeia carbônica.


Os ácidos graxos saturados são prejudiciais à saúde, pois devido apresentarem somente ligações químicas simples, que apresentam energia de ligação maior, possuem uma característica sólida e hidrofóbica a temperatura ambiente. Ou seja, uma vez ingeridos, o sangue não consegue dissolvê-los e terminam acumulando nos vasos sanguíneos, podendo entupi-los. Já os ácidos graxos insaturados, devido possuírem ao menos uma ligação dupla, pode haver a quebra de uma das ligações e, consequentemente, surgir uma região hidrofílica na molécula de tal forma que a solubilidade seja maior. Obviamente, quanto maior for o grau de insaturação do ácido, mais solúvel ele será.


Portanto, os ácidos graxos saturados não trazem benefícios à saúde porque apresentam em sua composição química somente ligações simples que acarretam em uma alta densidade molecular e na característica hidrofóbica das moléculas impossibilitando, assim, a dissolução no sangue. Ao contrário dos saturados, os ácidos insaturados apresentam baixa densidade molecular e característica hidrofílica devido apresentarem ligações duplas na cadeia carbônica.

1
Dislike0
User badge image

Alleh Gama

Ácidos Graxos Saturados

São normalmente encontrados na forma sólida (gordura) e em produtos de origem animal como leite integral, manteiga, creme de leite, chantilly, queijos gordurosos (provolone, parmesão, mussarela), banha, bacon, sebo, toucinho, gordura das carnes, pele das aves e dos peixes. A exceção é feita para a gordura do coco, que é rica em ácidos graxos saturados, apesar de ser um alimento de origem vegetal.

O consumo de alimentos contendo ácidos graxos saturados, além da quantidade desejada, é prejudicial, pois contribui para o aumento das taxas de colesterol no sangue.

Ácidos graxos insaturados

São normalmente encontrados na forma líquida (óleo) e em produtos de origem vegetal, exceto para os óleos de peixe, que também são ricos em ácidos graxos insaturados, apesar de serem produtos de origem animal. Contêm uma ou mais ligações duplas na cadeia. Quando os hidrogênios se encontram no mesmo lado do plano, são chamados de cis, se estão em lados opostos, de trans. Os ácidos graxos trans estão presentes em produtos industrializados, como na margarina e na gordura vegetal hidrogenada. Em excesso, os ácidos graxos trans são tão ou mais prejudiciais que os ácidos graxos saturados, no que diz respeito à elevação dos níveis de colesterol sangüíneos.

Quando o ácido graxo possui uma única dupla ligação, é conhecido como monoinsaturado, se contém duas ou mais ligações duplas, é denominado poliinsaturado. Os monoinsaturados estão presentes em maior quantidade no azeite de oliva e nos óleos de canola e de amendoim. Já os poliinsaturados são encontrados em óleos vegetais (girassol, milho, soja, algodão), óleos de peixe e em oleaginosas (castanha, amêndoa).

O consumo moderado de alimentos fontes de ácidos graxos insaturados está relacionado com a diminuição dos níveis de colesterol circulantes e conseqüentemente ao menor risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais