Buscar

O que é necessário para que o Enfermeiro adquira capacidade de diagnosticar?

"Um diagnóstico de enfermagem é uma frase padrão descritiva sobre o estado de saúde de um cliente (que pode ser um indivíduo, uma família, ou uma comunidade em geral). A função do diagnóstico de enfermaria é facilitar o cuidado da enfermagem. São análises feitas a partir do estado de saúde dos clientes envolvidos, sendo que o enfermeiro cria sua opinião e assim contribui para evolução do mesmo."

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Sousa

Para possuir a capacidade diagnosticar o enfermeiro precisa primeiramente do embasamento científico nas disciplinas que compreendem a fisiologia do corpo, ao conhecimento dos sinais e sintomas das mais diversas patologias e também a capacidade técnica e crítica ao exame físico, que deve ser realizado minunciosamente após a detalhada coleta de dados. Assim, após essas duas etapas, coleta de dados e exame físico (anamnese) é que o enfermeiro poderá analisar todas essas informações e só então de acordo com a especificidade do indivídio em questão  e dados objetivos, poderá gerar seus diagnósticos iniciais. O enfermeiro adquire essa capacidade com experiências que possuem durante os estágios em disciplinas como Semiologia e Semiotécnica I e II da graduação, assim como outras que exijam a prática e com o decorrer disso irá criando habilidades e facilidades que depende de cada um. A capacidade de ter uma análise crítica é um dos fatores mais importantes para os diagnósticos, porque só assim poderá realizar um plano de cuidados com intervenções eficazes e de acordo com as necessidades de cada paciente e como você mesmo colocou na definição acima "contribur para a evolução do mesmo".

Espero que tenha ajudado Anne Beatriz, mas para a compreensão integra de como realizar um diagnóstico e depois as outras etapas é preciso ter o conhecimento das etapas do processo de enfermagem, isso nós vemos na Sistematização da Assistência em Enfermagem.

5
Dislike1
User badge image

Anne Beatriz Sousa

Ajudou sim. Obrigada Larissa Sousa:D

2
Dislike1
User badge image

nadson barros

É complicado essa questao do diagnóstico por parte do enfermeiro. Não cabe ao enfermeiro diagnósticar, mas sim, cuidar do paciente durante um processo de tratamento de um pacientecdoente. Durante a formacao academica deste profissional, sao ensinadas várias disciplinas pra nível de conhecimento e contudo formacao deste, mas nao o suficiente para que este seja capaz de diagnóstico, ex: fisiologia; bioquimica; biofisica;farmacologia; patologia e etc... sao disciplinas ensinadas em comum a qualquer area de saude de nível superior. 

Somente profissional de nivel superior e indepente podem diagnosticar, dentro de sua area de atuacao e formacao. Infelizmente o enfermeira nao é independete entao nao se iluda nem acredite que este pode diagnosticar.

Além dos médicos, tais profissionais podem diagnósticar segundo a lei:

Fisioterapeuta;

Nutricionista;

odontologo.

além de outros.

0
Dislike10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais