Buscar

Qual a diferença de eficacia vertical e horizontal dos direitos e garantias fundamentais?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucia Prado

Os Direitos Fundamentais têm eficácia vertical, por serem oponíveis contra o Estado, como direitos de defesa individual perante o arbítrio de poder que este eventualmente possa exercer, em determinados casos, quando vier a extrapolar suas funções legais. Por isso, podemos afirmar que a eficácia vertical é a observância dos Direitos Fundamentais nas relações entre o Estado e o particular.Conquanto os Direitos Fundamentais tenham sido inseridos em sua origem na Carta Magna, para impedir possíveis arbitrios daqueles que agem em nome do Estado ou das próprias instituições que o compõem.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Carla Maia dos Santos, “a ‘Teoria da Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais’ diz respeito à aplicabilidade desses direitos fundamentais como limites à atuação dos governantes em favor dos governados, em uma relação vertical entre Estado e indivíduo, como uma forma de proteção das liberdades individuais (direitos fundamentais de primeira geração) e de impedir interferência estatal na vida privada. Desta forma, os direitos fundamentais eram vistos como liberdades e garantias, ou seja, direitos de defesa do indivíduo perante o Estado."

Posteriormente, fora desenvolvida a Teoria da Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais, que "diz respeito a irradiação destes direitos nas relações entre particulares, alcançando-as independentemente da participação direta do Estado". "Ou seja, ante um conflito de interesses entre dois particulares, tornou-se imprescindível a aplicação dos direitos fundamentais a fim de se reestabelecer o equilíbrio, fazendo prevalecer a dignidade e o Estado Democrático de Direito. Nesta, os destinatários são os particulares". "Portanto, na teoria da eficácia horizontal, de um lado da relação haverá um particular, e do outro, também outro particular". "O Estado aqui, curiosamente, terá a função de resguardar os direitos fundamentais".

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais