Buscar

Após a quebra dos triglicerídeos, qual o destino dos ácidos graxos? quais tecidos podem utilizá-los para geração de energia?

#bioquimica

💡 3 Respostas

User badge image

Isabel Cristina

https://www.youtube.com/watch?v=ZC_VbrrT0rY

https://www.youtube.com/watch?v=PIGIj2d8J-w

https://www.youtube.com/watch?v=yEKi_DHEzhQ

 

Os vídeos são curtinhos e explicam desde a absorção até o uso final, mas de modo curto e grosso, os triglicerídeos são absorvidos pelo sistema linfático como Quilomicrons na drenagem do instetsino, feita pela veia porta. A gliose não absorvida tabém origina ácidos graxos, que ganharão a circulação em forma de VLDL. Tanto os quilomicrons quanto os VLDL serão utilizados pelo tecido adiposo, pelos músculos e pela glândula mamária em lactação. Na fase pós absortiva os AG são, em parte, encaminhados para o fígado para síntese de ATP e na fase de jejum os AG serão massivamente liberados para o fígado para a síntese de ATP e consequentemente, Acetil-CoA. O acetil-coA segue para a síntese de corpos cetônicos, que serão utilizados por tecidos periféricos como fonte de energia.

0
Dislike0
User badge image

Juliana Selma dos Santos

ok, queria saber sobre metabolismo dos lipídios, onde o glicerol é degradado? qual o destino dele?

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

O ácido graxo em questão, o palmitato será direcionado para todos os tecidos do corpo, sendo carregado na corrente sanguínea pela albumina. Mas somente no fígado e no musculo ele poderá ser usado para geração de energia. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais