Buscar

Sobre os direitos sociais, assinale a alternativa correta:

A
O trabalho é um dos direitos sociais do cidadão, conforme previsão da Constituição de 1988, e é lícito ao trabalhador buscar por melhores condições de trabalho e salário por meio do exercício do direito greve, hipótese em que não poderá sofrer sanção pelo exercício deste direito.
B
A Constituição de 1988 prevê como direito social a educação, mas trata-se de liberalidade dos pais enviar os filhos à escola, pois há alternativa de ensiná-los em casa, pois não se trata de obrigação exclusiva do Estado.
C
A saúde, enquanto direito social, somente obriga ao Estado a garantia de assistência básica de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ficando a cargo da filantropia dos Hospitais Universitários a realização de procedimentos complexos para manutenção e recuperação da saúde.
D
O lazer, ainda que previsto como direito social na Constituição de 1988, é considerado supérfluo, pois o que a sociedade precisa mesmo para se desenvolver é alimentação, trabalho e moradia.
E
O fato de os direitos sociais dos cidadãos estarem previstos na Constituição de 1988 não significa que é dever do Estado em promove-los, cabendo a cada um lutar pelos seus a partir do seu trabalho.

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus

(A) O trabalho é um dos direitos sociais do cidadão, conforme previsão da Constituição de 1988, e é lícito ao trabalhador buscar por melhores condições de trabalho e salário por meio do exercício do direito greve, hipótese em que não poderá sofrer sanção pelo exercício deste direito.  

 Correto  . Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

 

0
Dislike0
User badge image

Letícia Tiscate

Alternativa A.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais