Buscar

quais os gargalos operacionais enfrentados

💡 1 Resposta

User badge image

CÉU RAMOS

Qual pequena e média empresa não enfrenta obstáculos nos dia a dia do negócio até conseguir alcançar os resultados e obter lucro? Todas vivem da busca de resultados e todas, invariavelmente, passam por situações complicadas.

Mas, quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs e quais são meios de superá-los? De acordo com o time de especialistas DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoriaas empresas que não conseguem estabelecer, permanentemente, os principais pilares que são: Pessoas certas nos lugares certos; Liderança eficaz; Conhecimento técnico e Metodologia de gestão, acabam por enfrentar os chamados “gargalos”, que dificultam, ou até impedem, a continuidade de suas operações e, por consequência, sua sobrevivência.

primeiro e principal gargalo é formado pelas pessoas. A empresa precisa buscar e recrutar, permanentemente, pessoas com perfil comportamental e conhecimento técnico adequados à sua função e à cultura do negócio.

Como segundo gargalo enxergamos os líderes que não conseguem atingir os resultados. Um líder verdadeiro é aquele que atinge os resultados com a sua equipe, respeitando os valores e a cultura do negócio.

terceiro gargalo é o formado pela insuficiência do conhecimento técnico, necessário à boa execução das tarefas diárias dos líderes e colaboradores. Por sua vez, o quarto gargalo é a ausência de uma gestão absolutamente focada em resultados (a sobrevivência do negócio depende disso). Cabe à liderança, treinada e preparada na metodologia de gestão por resultados, atuar sobre os eventuais gargalos e à sua dinâmica interna (pessoas – conhecimento – ação).

No entanto, o diagnóstico de qual gargalo afeta o andamento das companhias não é tarefa fácil. Para isso, é necessário entender e trabalhar conceitos, sistemas e métodos que vão orientar a qualificação e o treinamento adequado dos líderes. Dessa forma, a liderança terá suporte concreto e permanente para que a empresa consiga atingir resultados consistentes, eliminando esses gargalos de desempenho operacional.

Em síntese, colocar as pessoas certas nos lugares certos, energizá-las, sincronizar os seus esforços e conectar suas prioridades com as da empresa, mantendo um elevado senso de urgência sobre os fundamentos do negócio, fará com que os resultados sejam permanente e consistentemente atingidos, garantindo a sobrevivência e o sucesso do negócio.

Associado a esses fatores, colocados em prática, é necessário ter o controle financeiro da empresa em mãos. Isso se dá através dos relatórios contábeis, além de outros indicadores imprescindíveis para mensurar o desempenho da empresa, como o EBITDA, que mostra a performance operacional da companhia e se o faturamento é suficiente para pagar investimentos, despesas, gerar caixa e lucro aos sócios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais