Buscar

No que consiste o "sistema de precedentes", implementado pelo Novo CPC?

💡 3 Respostas

User badge image

Leandresson Fulco

Na verdade Rair Jr. o "sistema de precedentes",pelo que venho a entender, consiste numa forma de preencher as lacunas do nosso ordenamento juridico no que tange as decisões judiciais duvidosas, visto que a decisão que não se explica, que não mostra de onde veio, suscita descrença no sistema judicial como um todo e não contribui para a pacificação social.

4
Dislike0
User badge image

Júlio Cesar Sobrinho Santos

Consiste na obrigação dos juízes de 1a instância e dos tribunais recursais em observar os precedentes jurídicos em súmulas vinculantes, resolução de demandas repetitivas e em entendimentos diversos das Cortes Superiores (STJ, STM, TST, TSE, STF). A inobservância desses precedentes deverá ser fundamentada e justificada sob pena de nulidade da decisão judicial. Na fundamentação, deverão os juízes e/ou tribunais justificarem a não aplicação do precedente no caso concreto, operando dessa forma o afastamento do precedente por distinção.

Esse sistema de precedentes carece de um profundo aperfeiçoamento, mas já é um início de caminho interessante para a segurança e racionalidade das decisões judiciais no Brasil, visto que esses são seus principais objetivos.

Fundamentação legal: arts. 926, 927 e 928 do Novo CPC.

1
Dislike0
User badge image

Osmar Moreira

O Sistema de precedentes do novo CPC consiste na obrigatoriedade de respeito às decisões passadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais