Buscar

A Primazia da realidade se aplica no âmbito do Direito do Trabalho ou no Direito como um todo?

💡 2 Respostas

User badge image

ROBSON GUERREIRO

Eu creio que o principio da primazia da realidade seja inerente ao direito como um todo, pois um juiz tanto na esfera penal quanto cível, por exemplo, deve-se analisar a procedência das provas exibidas pelas partes, seguindo os preceitos da primazia da realidade em que a verdade material (real) deva prevalecer sobre a verdade formal (escrita no contrato). no caso de um contrato em que haja uma obrigação de fazer ou não fazer, por exemplo, a parte autora alegará que a parte ré não cumpriu o que foi avençado no contrato, devendo está provar com materialidade que aquela não cumpriu o que foi acordado.

Vale lembrar que no Direito do trabalho também existe o princípio do “in dúbio pro misero”, sendo que no Direito penal existe o mesmo principio o “in dúbio pro réu”, com o mesmo sentido só que em se tratando de matéria diferente, e de contexto diferente.

1
Dislike0
User badge image

Hugo Figueira

Boa noite, antes de responder à sua questão , gostaria de deixar a minha própria opinião, que seria a favor de que tal princípio, fosse sim aplicado no Direito como um todo, porém vejamos o que entendem outros doutrinadores. O princípio em foco caracteriza-se pela preferência dos fatos em detrimento das formas, quer isso dizer que quando ocorrer discordância do contido no “contrato de trabalho” e o que ocorre no “mundo fenomênico”, este último deve prevalecer (vale mais o conteúdo do que a forma). Maurício Godinho Delgado refere-se ao princípio como “contrato realidade”¹ , nos informando ainda da ampliação da norma civilista “de que o operador jurídico, no exame das declarações volitivas, deve atender mais à intenção dos agentes do que ao envoltório formal através do qual transpareceu a vontade – art. 112 do CC/02”. Tal Princípio é aplicado no âmbito trabalhista .
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais