Buscar

Qual a diferença entre Gramática Tradicional e Linguística ?

Já estudei, mas não consigo associar cada uma :| principalmente seus objetos de estudo, objetivos e métodos...

💡 5 Respostas

User badge image

Luciana Araújo

A Gramática tradicional se iniciou com os  gregos e da necessidade de preservar a pureza da lingua ,é uma doutrina que tem como finalidade estabelecer o que é certo e errado , já a linguística é o estudo da prática da linguagem seja ela verbal, oral ou escrita sem estabelecer normas como :correto ou incorreto.

4
Dislike1
User badge image

Murilo Barbosa

Pelo o que tenhos estudado ultimamente, Linguística é o estudo de um idioma em todas as suas formas, tanto na escrita quanto na fala e de forma expecífica de um determinado tempo, exemplo: o estudo da língua portuguesa na Idade Média ou o estudo da língua Portuguesa nos dias de hoje. Com isto vemos que a Línguística estuda um momento específico e não a evolução do idioma a partir de um certo momento até os dias de hoje. Um conceito também muito usado em Línguistica é que não há certo nem errado, há apenas a norma culta e a não culta, ou seja, o mais importante é entender e ser entendido. "Nós viu...", "Nó falou.." linguisticamente falando, não está errado, pois a mensagem foi passada e compreendida pelo ouvinte.

A Gramática Tradicional, por outro lado, dita as regras e diz que sua forma é a correta e quem usar o idioma de forma diferente está o usando de maneira errada (Maneira errada de ensinar um idioma em minha mera opinião). Dito isto, pode-se afirmar que a gramática ensina nada mais nada menos que a norma culta da língua.

Resumindo, a Linguística estuda um idioma por completo e a Gramática Tradicional estuda apenas a norma culta.

Esta é a diferença entre dizer "Eu fiz isso porque eu quis" e "Eu fi-lo porque qui-lo".

3
Dislike0
User badge image

Barbara Coutinho

Gramática são as regras de Português que estudamos desde a escola. Linguística é a persona do texto (personalidade do texto, você pode dar o tom que quiser ao texto, como um designer que faz uma arte pop, grunge, romantica...).

(imagino eu)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais