Buscar

Para acordo trabalhista homologado e inadimplido cabe Ação Rescisória ou Anulatória?

💡 3 Respostas

User badge image

Giovana Soares Carneiro

No caso de acordo judicial não cumprido, a sentença homologatória de transação pode ser impugnada por recurso de apelação (CPC 513) ou por ação rescisória (CPC 485), quando o vício for da própria sentença. Quando se pretende atacar a transação, negócio jurídico celebrado entre as partes, a ação não é a rescisória, mas a anulatória (CPC 486).

Em contrapartida, segundo a CLT, art. 831, parágrafo único, no caso de conciliação, o termo que for lavrado valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas. Não havendo limites para as concessões efetivadas em transação (CPC, art. 158; CCB, art. 1.025), sendo lícita a chancela que alcance parcelas diversas daquelas que compõem a petição inicial (CPC, art. 584, III), a homologação judicial, enquanto ato complexo e irrecorrível, atrai efeitos da coisa julgada e empresta igual status ao conteúdo do ajuste (CLT, art. 831§ 2º; CPC, arts. 269, III, e 449). Capazes as partes e lícito o objeto, válida é a transação que alcance direitos decorrentes de extinto contrato de trabalho, não se podendo ignorar aspecto que integra o negócio jurídico e que equilibra, por vontade das partes, as concessões recíprocas. Somente por ação rescisória poder-se-á pleitear o descumprimento de qualquer dos termos de acordo homologado (En. 259/TST), o que não se pode tolerar por via oblíqua. 

 

NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de Processo Civil comentado e legislação extravagante. 9 ed. São Paulo: RT, 2006.  

2
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

Conforme o parágrafo 4º do artigo 966 do Código de Processo Civil, os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos à anulação, nos termos da lei.

Desta forma, para rescisão de acordo trabalhista homologado e inadimplido caberá ação anulatória. 

0
Dislike0
User badge image

Jennifer Kethlyn Vilela

Desta forma, para rescisão de acordo trabalhista homologado e inadimplido caberá ação anulatória.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais