Buscar

Olá, preciso saber quais são os fatores que possam beneficiar ou prejudicar a digestão de proteínas.

💡 4 Respostas

User badge image

Anderson de Oliveira Vasconcelos

A digestão portéica é enzimática, porém desde a boca temos a parte mecânica da digestão protéica, pois precisamos aumentar a superfície de contato entre a enzima e as proteínas contidas no alimento, por tanto, a princípio a ingestão de alimentos sólidos mau mastigados interferem negativamente na digestão protéica e vice versa; ao chegar no estômago é necessário que o pH seja baixo (entre 1,5 e 2) para que o tripsonogênio seja convertido em tripsina e para que a própria tripsina hidrolise a proteína é necessário baixo pH, de forma análoga acontece com a quimotripsina no duodeno, porém o pH deve está mais alto nessa região, ou seja, deficiência enzimática, seja ela de caráter genético ou nutricional interfere positiva ou negativamente na digestão protéica, variação de pH no trato gastrointestinal, seja por uso de medicamentos, dieta ou fatores genéticos interferem geralmente negativamente na digestão protéia; para que a temperatura no TGI seja capaz de inibir a eficiência enzimática o paciente teria que está em situação muito preocupante, em fim, esses são algums exemplos, citados de forma um pouco superficial, mas de uma forma geral é isso, espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Ísis Fiorese Boff

Inicialmente, tem todos os motivos que podem prejudicar a ação dos catalizadores de proteínas, além da temperatura corporal, variação do ph por algum motivo.  

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para que o metabolismo funcione de maneira adequada, faz-se necessário que o organismo realize a digestão e absorção das macromoléculas consumidas durante a alimentação tais como, proteínas, lipídios, carboidratos, etc.


Com relação às proteínas, existem certos fatores que contribuem no processo de digestão. Um deles é a abundância das enzimas bromelina e papaína que podem ser encontradas, por exemplo, no abacaxi e no mamão, respectivamente. Outro fator importante é a abundância de proteases (enzimas que ajudam na digestão das proteínas) como, por exemplo, a tripsina e a pepsina que podem ser obtidas com a ingestão de alimentos ricos em aminoácidos como a carne vermelha.


Portanto, a digestão das proteínas pode ser auxiliada por meio da ingestão de certos alimentos como, por exemplo, abacaxi e mamão que são ricos nas enzimas bromelina e papaína, respectivamente. Outra alternativa é a ingestão de alimentos ricos em aminoácidos que, por sua vez, são a unidade fundamental de proteases como a tripsina e pepsina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais