Logo Passei Direto
Buscar
Levando em conta a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base, Elementos de História das Artes, sobre as artes góticas e românicas, é correto afirmar que:
A
A A arte românica e a arte gótica surgem concomitantemente no século XIII.
B A arte gótica surge depois da arte românica, mas as duas revelam motivações muito semelhantes.
C A arte românica surge aproximadamente um século após a construção da catedral gótica de Chartres em 1193.
D A arte românica e a gótica são diferentes inflexões na linguagem da ciência, criadas para expressar as aspirações científicas da sociedade como um todo.
E As igrejas góticas e românicas exemplificavam o uso da velha tecnologia estrutural baseada em paredes mais do que em arcos.
User badge image
Desafios para Aprender

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) A arte românica e a arte gótica surgem concomitantemente no século XIII. Falso. A arte românica precede a arte gótica, que começou a se desenvolver no final do século XII e se consolidou no século XIII. B) A arte gótica surge depois da arte românica, mas as duas revelam motivações muito semelhantes. Verdadeiro. A arte gótica realmente surge após a românica e, embora tenham diferenças, ambas refletem as aspirações da sociedade medieval. C) A arte românica surge aproximadamente um século após a construção da catedral gótica de Chartres em 1193. Falso. A arte românica surgiu antes da gótica, portanto essa afirmação está incorreta. D) A arte românica e a gótica são diferentes inflexões na linguagem da ciência, criadas para expressar as aspirações científicas da sociedade como um todo. Falso. Embora ambas as artes reflitam aspectos da sociedade, não são descritas como "inflexões na linguagem da ciência". E) As igrejas góticas e românicas exemplificavam o uso da velha tecnologia estrutural baseada em paredes mais do que em arcos. Falso. A arquitetura gótica é conhecida pelo uso de arcos ogivais e contrafortes, que permitem paredes mais finas e janelas maiores, enquanto a românica é caracterizada por paredes mais grossas. Com base na análise, a alternativa correta é: B) A arte gótica surge depois da arte românica, mas as duas revelam motivações muito semelhantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: “Poderoso, soberano, símbolo solar e luminoso ao extremo, o leão, rei dos animais, está imbuído das qualidades e defeitos inerentes à sua categoria. Se ele é a própria encarnação do Poder, da Sabedoria, da Justiça, por outro lado, o excesso de orgulho e confiança em si mesmo faz dele o símbolo do Pai, Mestre, Soberano que, ofuscado pelo próprio poder, cego pela própria luz, se torna um tirano, crendo-se protetor. Pode ser, portanto, admirável, bem como insuportável: entre esses dois polos oscilam suas numerosas acepções simbólicas.”
Conforme os conteúdos apresentados no livro-base, Elementos de história das artes, sobre a funcionalidade das artes; mais especificamente sobre a funcionalidade dos “leões guardiães” na China unificada, no século VIII, leia as afirmativas a seguir:
I. Na China, os leões, normalmente em pares, eram escavados em mármore ou granito ou fundidos em bronze, e eram associados ao poder imperial.
II. Em pares quase idênticos, os leões simbolizam poderes e atributos distintos na China, isto é, o macho protege as estruturas, enquanto a fêmea protege os habitantes.
III. Na China, os leões guardiães são encontrados em pares quase idênticos, a fêmea tem um filhote sob suas patas traseiras, e o macho esmaga um dragão com as patas dianteiras.
IV. Em Pequim, na China, os leões guardiães são utilizados apenas nas portas dos palácios, pois simbolizam, acima de tudo, o poder absoluto.
A I, II e III
B I, III e IV
C I e III
D I, II e IV
E I e II

Mais conteúdos dessa disciplina