Buscar

Difusão através de um filme inerte e estagnado

DIFUSÃO ATRAVÉS DE UM FILME INERTE E ESTAGNADO
Considere que tetracloreto de carbono (CCl4) está evaporando em oxigênio (O2), através de um filme inerte e estagnado, conforme apresentado nas aulas de Transferência de Massa sobre este assunto (ver descrição completa e figura na Seção 18.2 do livro BIRD, STEWART, LIGHTFOOT, 2. ed., 2004, p. 519, bem como no exemplo 18.2-2, do mesmo livro, p. 523). Para tal sistema, faça o que se pede abaixo:

a. Trace as curvas que descrevem a distribuição espacial do tetracloreto de carbono e do oxigênio (em termos de fração molar) ao longo do processo de difusão no filme estagnado (use preferencialmente um software matemático, tais como, MATLAB, Scilab, Excel).

b. Determine os valores médios da distribuição do tetracloreto de carbono e do oxigênio. c. Determine a taxa de evaporação do tetracloreto de carbono em g/h a 0ºC.


DADOS:

Pressão total 755 mmHg

Temperatura 0ºC

Difusividade do par CCl4 – O2 0,0636 cm2/s

Pressão de vapor do CCl4 a 0ºC 33,0 mmHg

Distância entre o nível do líquido e o topo do tubo 17,1 cm

Densidade do CCl4 1,59 g/cm3

Área superficial do líquido exposta à evaporação 0,82 cm2

💡 2 Respostas

User badge image

MaJo PeÑa

hola 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Difusão é o movimento líquido de moléculas de uma região de maior concentração para uma região de menor concentração. A difusão é impulsionada por um gradiente no potencial químico das espécies difusoras.


Um gradiente é a mudança no valor de uma quantidade, por exemplo, concentração, pressão ou temperatura com a mudança em outra variável, geralmente distância . Uma mudança na concentração ao longo de uma distância é chamada de gradiente de concentração, uma mudança na pressão ao longo de uma distância é chamada de gradiente de pressão , e uma mudança na temperatura ao longo de uma distância é chamada de gradiente de temperatura .


Uma característica distintiva da difusão é que ela depende da caminhada aleatória das partículas e resulta na mistura ou no transporte de massa sem exigir movimento em massa direcionado. Movimento a granel ou fluxo a granel é a característica da advecção .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais