Buscar

Caso Clínico

F.S.B. 54 anos, apresentando dor precordial há 04 horas. Realizado monitorização que revelou SPO2: 89%; P: 110bpm; R: 26irpm; PA: 86x58mmHg. Realizado ECG com 12 derivações que revelou supra ST em V1. Após a abordagem inicial, o quadro clínico agravou e ficou inconsciente. Ao avaliar a monitorização o enfermeiro observou . O que houve inicialmente com F.S.B.? Que características adicionais poderiam ter sido avaliadas na dor para classificá-la como isquêmica? Qual a abordagem terapêutica inicial ao caso? Que complicação ocorreu no quadro clínico? Qual a condução adequada da complicação?

💡 2 Respostas

User badge image

Thais PS

Paciente com quadro de hipotensão, taquicardia e taquipnéia. A PA e SPO2 baixas indicam um caso de insuficiência cardíaca. Por mais que os batimentos cardíacos estejam acelerados, o sangue não está conseguindo chegar em quantidade adequada e fornecer todo o O2 que o organismo necessita.

O sintoma mais comum é a dor na área irrigada pelo vaso ocluido: de início súbito com aumento progressivo de intensidade. Se existe circulação colateral capaz de irrigar suficientemente a área isquêmica, a dor diminui de intensidade após o período inicial, onde ocorre o vasoespasmo inicialmente. As alterações de coloração geralmente iniciam-se com palidez. A fase de palidez permanece pôr algumas horas, progride para cianose e livor cadavérico, isto devido a estase capilar e venular é o inicio da fase de necrose tecidual. As veias superficiais apresentam-se colapsada ou com enchimento muito lento mesmo com o membro pendente. As manifestações neurológicas inicialmente parestesia evoluindo para dor intensa, perda da função motora e até atingir anestesia significa o agravamento da isquemia evoluindo para necrose tecidual. Uma das alterações típicas da isquemia aguda é a diminuição da temperatura na região acometida, esta manifestação não se dá ao nível da oclusão, mas sim distalmente com uma demarcação nítida. A alteração mais típica ao exame físico é a ausência de pulsos e ausência de perfusão capilar. 

A SPO2 está abaixo de 90%, portanto seria indicado oxigenoterapia. Também poderia ser administrado um anti-agregante plaquetário para evitar a formação de trombos.

Como o paciente ficou incosciente, faltou oxigênio para o cérebro, o que pode ter ocorrido devido a um edema pulmonar. O edema pulmonar geralmente é causado por insuficiência cardíaca. Devido à insuficiência cardíaca, a pressão nas veias pulmonares aumenta. À medida que a pressão nesses vasos sanguíneos aumenta, o líquido é empurrado para dentro dos espaços aéreos dos pulmões (alvéolos). Esse líquido interrompe o fluxo normal de oxigênio nos pulmões, resultando em falta de ar. Podem ser administrados diuréticos (que removem o excesso de líquidos do corpo) e medicamentos para fortalecer o músculo cardíaco, controlar a frequência cardíaca ou aliviar a pressão no coração. Também deve ser usado um método de oxigenoterapia (máscara facil, catéter ou ventiladores mecânicos, dependendo da gravidade do caso)

9
Dislike0
User badge image

Clístenes Línine

Me ajudem por favor.

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Caso Clínico

Ensino Clínico VII - Teórico

ESTÁCIO

User badge image

Clístenes Línine

Question Icon

Ensino clínico 7

Ensino Clínico VII - Teórico

ESTÁCIO

User badge image

roseane souza

Materiais relacionados