Buscar

resposta

Émile Durkheim procurou definir o objeto de sua sociologia. Em seguida procurou estabelecer certas distinções entre fenômenos normais e fenômenos tidos como patológicos. Nesse sentido, leia atentamente o texto abaixo e responda as questões propostas. Amores violentos (Isto É 27/11/0) É interminável a lista de crimes passionais que acabam em morte ou escoriações. Geralmente esses crimes são praticados "em nome do amor", quase sempre por homens possessivos. Às vezes esses crimes terríveis acontecem na frente dos filhos. Foi o ocorreu com a doméstica Dalila Rodrigues, 46 anos, de São José dos Campos (SP). Há 20 anos ela casou com o torneiro mecânico João Raimundo Dias. Desde o início, começou a sofrer agressões do marido. Da união, nasceu Larissa, hoje com 18 anos. Foram tantas surras que Dalila teve a visão comprometida. A doméstica fez três denúncias contra João Raimundo. Não resultaram em nada. Hoje, ela participa de uma campanha pelo fim da violência contra mulher. O trauma está superado? "Não. Ainda tenho medo dele", revela. A ONG Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento chama a atenção para os casos em que o homem mata como se fosse por "lealdade" a outros homens. "É como uma confraria, eles têm de se mostrar fortes, confirmar a dominação”. Só em 2005, os hospitais do Sistema Único de Saúde receberam 8.464 casos de mulheres agredidas no país. Pernambuco registra um dos cenários mais alarmantes, com 193 mortes desde janeiro deste ano, mas o fenômeno é nacional e motivou a aprovação da Lei Maria da Penha, base jurídica importante para combater o crime. A lei homenageia uma cearense que sofreu duas tentativas de assassinato pelo marido, um professor universitário, nos anos 80. Na primeira vez, levou um tiro e ficou paraplégica. A segunda foi uma tentativa de eletrocussão. O marido só foi preso depois de um processo que durou 19 anos, ficando detido por apenas dois anos. Está solto. I. Qual seria para Durkheim o objeto de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor. II. O fato tratado no texto é normal ou patológico? Justifique

💡 1 Resposta

User badge image

Sabrina Santos Faria

  1. Qual seria para Durkheim o objeto de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta peloautor.

OS CRIMES PASSIONAIS ( AÇÃO SOCIAL - COERCIVA) , E A REFLEXÃO DESTA PARA A HARMONIA SOCIAL , TENTO EM VISTA  A REAÇÃO SOLIDARIA  DA SOCIEDADE -  IMPLANTAÇÃO DE LEIS POR MEIO DO CONSENSO SOCIAL DE QUE AQUELA AÇAO NÃO É ACEITAVEL, VALIDANDO REGRAS SOCIAIS E VALORES QUE GUIAM A SOCIEDADE.

 

  1. O fato tratado no texto é normal ou patológico? Justifique.

NO CONTEXTO SOCIEDADE BRASILEIRA, É PATOLÓGICO,  POIS SE AFASTA DA NORMALIDADE .

NO CONTEXTO GLOGAL, A VIOLENCIA CONTRA AS MULHERES  OCORRE EM TODAS AS SOCIEDADES, HAVENDO INCLUSIVE EM ALGUMAS , RESPALDO LEGAL , TORNANDO ESSA  AÇÃO A NIVEL  GLOBAL, COMO NORMAL.

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais