Buscar

Por que os relacionamentos amorosos são fonte de tanto prazer e sofrimento ao mesmo tempo?

Relacionamentos amorosos

💡 9 Respostas

User badge image

Rafael Silva Canto da Rocha

Sério que você perguntou isso? Achei sua pergunta fora do comum. E até posso estar enganado, mas não estudei sobre relacionamentos amorosos nessa disciplina. A matéria de Psicologia aplicada ao Direito trabalha, principalemente, o comportamento, a personalidade, doenças mentais, deficiências mentais, meios de exclusão social, etc, etc, etc... Nada sobre relacionamentos amorosos até onde me lembre. Talvez caiba pra um estudante de Psicologia essa pergunta. 

Se tiver alguma dúvida sobre algum dos temas que citei acima, talvez seja mais fácil prestar auxílio. 

Abraço!

2
Dislike0
User badge image

Joel França

Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas. Definitivo.Carlos Drummond de Andrade.

2
Dislike0
User badge image

Bárbara Soares

Realmente uma pergunta meio "estranha" na área. Contudo, vou tentar dizer algumas coisas que aprendi no Direito que podem ter uma relação com a sua pergunta.

 

Nós não vivíamos em sociedade no passado, mas para conquistar alguns objetivos, tivemos que nos unir. Por sermos pessoas tão diferentes, criamos uma suportabilidade para viver em sociedade.

Com o passar dos anos, essa suportabilidade se transformou (em alguns casos) no chamado instinto gregário (aquele que as formighuinhas possuem); ou seja, sentimos a necessidade de nos unirmos e por isso perdemos, momentaneamente, nossas características individuais.

Acredito que em um relacionamento, esse instinto gregário nos faz perder nossas características momentaneamente. Até ai, teremos fonte de prazer. No momento em que as nossas características pessoais e as do nosso parceiro "revivem", voltamos áquela questão da suportabilidade para vivermos em sociedade (por questões religiosas, familiares ou quaisquer outros motivos que nos fazem acreditar que precisamos viver naquele relacionamento), nesse instante, inicia o sofrimento.

 

Aprendi essa questão do instinto gregário e da suportabilidade em Direito Internacional (não foi em Psicologia). Como disse, sua pergunta foi um tanto quanto "estranha", mas espero que tenha conseguido fazer uma ponte entre o que aprendi e o que você pergntou.

Bons estudos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais