Buscar

Quais são as fases do procedimento criminal brasileiro?

💡 5 Respostas

User badge image

Hugo Figueira

Acredito que quis perguntar sobre o Iter Criminis, que significa o caminho do crime, que possui duas fases, a interna e a externa , sendo que a interna não é punida, levando em consideração que não se pode punir o pensamento , havendo pena imputada apenas na Fase Externa , que se subdivide em Preparação, Execução e Consumação , existindo , para alguns doutrinadores , punição na preparação , como os crimes obstáculos , e com certeza mesmo penalização na execução em diante . Há também o Exaurimento, que não faz parte do Iter Criminis, porém ocorre após a Consumação , como por exemplo o recebimento de resgate após o crime de sequestro .
4
Dislike2
User badge image

Claudio

Acredito que a questão esteja se referindo ao procedimento criminal como sinônimo de persecução penal, ou persecutio criminis in judicio, que é a atividade do Estado que busca a repressão das infrações penais. Como sabemos, o Estado, como titular do direito de punir, só pode exercê-lo mediante o devido processo legal, por vigorar entre nós o princípio nulla poena sine judice. A toda evidência, para o Estado exercer o ius puniendi, deve saber quem é o possível autor da infração penal e submetê-lo a um processo. Sendo assim, essa atividade de persecução penal se desenvolve em três vertentes:

1) a apuração da autoria e a materialidade do fato criminoso (investigação criminal); 2) a propositura da ação penal; e 3) a execução penal.

Esta seria a minha resposta, mas como bem ressaltou a Amanda, a dimensão da pergunta é bem ampla. 

4
Dislike0
User badge image

Amanda Pedrosa

Essa pergunta tem dimensão muito ampla. Pode ser que esteja sendo questionado sobre o iter criminis, cujo colega já explicou abaixo. Contudo, também acho muito provável que a questão queira as fases do processo penal, que são: 1) aquisição da notícia do crime pelo Ministerio Publico - que pode ser por conhecimento próprio ou por denúncia; 2) inquérito - fase na qual o MP recolhe as provas, investiga a possibilidade do crime, bem como seus agentes e suas respectivas responsabilidades e decide, por fim, dar curso ao processo ou arquivá-lo; 3) instrução - juiz de instrução criminal, caso requerido pelas partes do processo penal, analisa a decisão do MP sobre a acusação com o intuito de proteger as partes envolvidas; 4) julgamento - fase final na qual, em suma, o tribunal afere as deduções do MP, nomeia defensores à parte arguida, conduz audiencia publica que, ao seu fim, profere sentença.
3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais