Buscar

Analise as seguintes situações hipotéticas abaixo, acerca das regras legais de competência (informar a justiça, a instância e a localidade).

  1. Mike, de nacionalidade australina, adquiriu uma fazenda no Brasil. Município de Ananindeua, Estado do Pará. Acaba de falecer em Miami, onde estava, a passeio. Onde será processado o inventário e partilha desta Fazenda?

💡 3 Respostas

User badge image

Emerson Guedes

Vara cível; juiz à quo (primeira instancia); no lugar onde está situado o imovel... Ressalta-se, porém, que o inventario e a partilha serão regidos pelas leis do ultimo domicilio do de cujus.
2
Dislike0
User badge image

Ítalo de Oliveira Gurgel Filho

Pela dicção do inciso II do art. 87, do atual Código de Processo Civil, compete à Justiça Brasileira, com exclusão de qualquer outra, proceder a inventário e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herança seja estrangeiro e tenha residido fora do território nacional. Presumindo-se que o de cujus residia no Brasil, é hipótese de incidência do caput do art. 96 do mesmo diploma legal, que atribui ao foro do domicílio do autor da herança, no Brasil, a competência para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade e todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro.
2
Dislike0
User badge image

Emerson Guedes

Peço desculpas pela crase indevida em "a quo"
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais