Buscar

Qual a principal enzima envolvida na síntese de glicogênio,seu substrato e produto e qual o hormonio que a regula?

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Simeão Balbino Garcia

Eu sei que na síntese da glicose em glicogenio tem ação a enzima glicogenio sintetase, que tem sua ativação pelo hormonio insulina.

1
Dislike0
User badge image

Amanda Dias

síntese do glicogênio é ativada pela insulina porque são em momentos que temos muita glicose no corpo, então a insulina ativa vias para armazenar ou gastar a glicose.

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

O glicogênio se forma a partir de um iniciador, o UDP glicose, ou  glicogenina. Esse iniciador é formado a partir da uridinatrifosfato (UTP) que se liga a glicose 1P formando a uridina-difosfato-glicose (UDP), reação catalizada pela UDP-glc-pirofosforilase. Assim cada nova glicose adicionada a ele é uma ligação fosfoglicosil e é catalizada pela glicogenio sintase. As ramificação alfa-1-6 são realizadas pela amilo-(1,4-1,6)-transglicosilase. O hormonio que a regula é a insulina, quanto mais insulina, temos um aumento na captação de glicose pelo hepatócito, assim a glicose em excesso é direcionada para a formação de glicogênio. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais